Uma fábrica de estofados, localizada no conjunto Parque Poti, zona sudeste de Teresina, pegou fogo na manhã desta quarta-feira (19) em uma área residencial, deixando moradores assustados. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência na Rua Deputado Alberto Monteiro.

Em entrevista ao GP1, uma moradora afirmou que estava chegando na casa da irmã, quando avistou a fumaça e resolveu ajudar a combater as chamas. “Eu vim para a casa da minha irmã e de longe eu avistei o fogo. Quando eu cheguei aqui eu desci da moto e fui ajudar, como outras pessoas já estavam ajudando”, disse Eliane Martins.

O proprietário do estabelecimento, Claudio Costa, que mantém a fábrica de estofados há 13 anos, explicou que o incêndio teve início por volta de 8h, possivelmente, por conta de um curto-circuito em uma tomada. Ele ressaltou que o fogo iniciou muito rápido e, mesmo com os extintores, não foi possível conter as chamas, que avançaram.

“O incêndio começou em uma instalação elétrica, é o que a gente supõe, não tenho certeza, foi o que a gente viu próximo de uma tomada. Lá atrás a gente não tem nada que contenha fogo, a gente sempre evitava, a gente sempre deixava o mínimo de energia possível lá. Nós temos os extintores, que não foram suficientes. No momento do fogo, graças a Deus, os funcionários que estavam lá saíram e a gente não arriscou ninguém para tentar apagar o fogo, pelo contrário, usamos das formas de segurança para sair de lá e abrimos essa porta de evacuação para evitar que [o fogo] se espalhasse mais para a área do ateliê e para a casa do vizinho”, explicou Claudio Costa.

No momento do incêndio, vários moradores da região se organizaram para tentar salvar parte da mercadoria antes que as chamas se espalhassem. Alguns objetos ficaram expostos na calçada, enquanto as demais pessoas auxiliavam na tentativa de combater o fogo.

“Graças a Deus eu tenho um bom relacionamento com os vizinhos, isso é importante. Você vê que todo trabalho está sendo feito pelos vizinhos, pelos amigos, pessoas que moram mais longe souberam da notícia e vieram. Então, graças a Deus, nesse trabalho todo a gente conseguiu salvar muita mercadoria. A gente teve, com certeza, um prejuízo muito grande e tudo isso a gente vai ter que sentar para ver como administrar, não é fácil, mas a gente tem que colocar a cabeça no lugar, pois se desesperar não vai resolver nada”, ressaltou o proprietário da fábrica de estofados.

Por conta da ação rápida de moradores, juntamente com o Corpo de Bombeiros, o fogo não se espalhou para imóveis localizados ao lado da fábrica de estofados. Somente um laudo pericial poderá definir as circunstâncias que causaram o fogo no estabelecimento. Apesar do susto, não houve registro de pessoas feridas.

*Com informações da repórter Sthefany Cavalcante, do GP1