A Prefeitura de Esperantina, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que está realizando testes rápidos de hanseníase indicados para avaliação de contatos de casos confirmados a partir do ano de 2023. Os testes foram enviados pelo Ministério da Saúde.

O teste rápido para hanseníase é capaz de determinar, de forma qualitativa, anticorpos da bactéria mycobacterium leprae, causadora da doenças.

Foto: Divulgação / Ascom
Prefeitura de Esperantina anunciou que está realizando testes rápidos para diagnosticar a hanseníase

É indicado para avaliação de contatos de casos confirmados de hanseníase, que é toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido, conviva ou tenha convivido com o doente de hanseníase, no âmbito domiciliar nos últimos cinco anos anteriores ao diagnóstico da doença, podendo ser familiar ou não.

A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida pela bactéria Mycobacterium leprae. A sua contaminação ocorre por via respiratória, em gotículas de saliva expelidas durante a fala, espirro ou tosse. É uma doença silenciosa, e o período de incubação pode ser longo, podendo levar até 10 anos para se manifestar.