Aconteceu, na noite desta quinta-feira (20), a abertura da 6ª edição do Mercado do Produtor em Teresina, evento realizado pelo Sebrae em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Prefeitura de Teresina. O evento de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o deputado federal Júlio César Lima, presidente do Senar e o advogado e superintendente do Sebrae, Júlio César Lima Filho.

Nesta edição, o evento seguirá até domingo (23), no horário das 16h às 21h, no Complexo Turístico Mirante da Ponte Estaiada, com feira de produtos regionais, praça de alimentação e bebidas e palco para apresentações culturais. A feira de produtos regionais conta com 57 estandes, onde os visitantes poderão encontrar hortaliças, frutas, carnes, aves, sucos, temperos, doces, cajuína, mel, cachaça, produtos pet, artesanato, bolos, pães caseiros e outros produtos.

O prefeito Dr. Pessoa, destacou a importância de eventos como o Mercado do Produtor. "Eventos como esse são de suma importância não somente em Teresina, mas no Brasil como um todo. O pequeno empreendedor é quem mantém boa parte da produção no Brasil, por isso o incentivo ao micro empreendedorismo tem que ser incentivado", declarou.

Da mesma forma, o superintendente do Sebrae, Júlio César Lima Filho, essa é uma oportunidade de ligar o empreendedorismo ao desenvolvimento sustentável. “Através da feira os microempreendedores podem vender os seus produtos, tendo assim competitividade e promovendo um desenvolvimento sustentável. Então essa ação do Sebrae em parceria com o Senar oportuniza os 57 pequenos negócios, para que possam vender e expor os produtos”, pontuou.

Para o deputado Júlio César, presidente do Senar, o evento, que já está na sexta edição, já tem mostrado bons resultados. "É uma feira que acontece há alguns anos e tem conquistado muitos resultados e serve para promover o pequeno produtor. O apoio do Sebrae e do Senar é muito importante, é nosso papel promover e estimular a produção e a população está apoiando", frisou.

A microempreendedora Fátima Santos, que produz artesanato com palha de carnaúba, explicou que vem fazendo um trabalho de resgate com essa matéria-prima. "Sou de um grupo recém-formado. Estamos passando por um resgate na nossa região de Floriano, do artesanato com a palha de carnaúba, era uma coisa que não existia mais e fizemos esse resgate. Agora estamos apresentando nosso produto", afirmou.

Visitantes aprovam a iniciativa

Natanael Cruz, que é de São Luís do Maranhão e está em Teresina a passeio, aproveitou as férias para visitar o Mercado do Produtor. “Estou aqui a passeio, minha esposa tem parentes aqui e viemos visitar essa feira, que achei bem interessante, com muita diversidade. Aproveitei e comprei alguns temperos”, elogiou.

Além da comercialização de produtos e das apresentações culturais, o evento contará ainda com balcão de atendimento do Sebrae, no qual consultores e analistas da instituição estarão disponíveis para repassar informações sobre as ações do Sebrae e outros assuntos relacionados ao mundo dos negócios. O Núcleo de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também marcará presença no evento, com distribuição de sementes de girassol.

A primeira edição do Mercado do Produtor no Piauí aconteceu em 2020. Desde então, foram realizadas nove edições do evento, sendo cinco em Teresina, três em Floriano e uma em Parnaíba, com um volume total de negócios realizados da ordem de mais de R$ 700 mil. A expectativa para a sexta edição em Teresina é receber cerca de cinco mil visitantes e atingir a marca de R$ 170 mil em vendas.