Um caso suspeito de Influenza Aviária no Piauí foi descartado nesta sexta-feira (11) após uma ave morta em Teresina ser examinada e ter o resultado negativo para a doença. A gripe aviária, além de afetar as aves, pode ser prejudicial aos humanos e por isso as autoridades pedem que os produtores e a população fiquem atentos e notifiquem qualquer caso suspeito.

A ave examinada era uma andorinha-doméstica-grande, que foi encontrada caída no quintal de uma casa, no dia 4 de agosto de 2023. Ela foi recolhida pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), que enviou as amostras para um laboratório em São Paulo. O exame descartou a presença de Influenza Aviária e de outra doença chamada Doença de NewsCatle.

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Adapi são os órgãos responsáveis pela vigilância da Influenza Aviária no Piauí. Ambos os órgãos orientam que se alguém encontrar uma ave com sintomas neurológicos ou respiratórios, não deve tocar nela nem coletar amostras.

É necessário que a população avise imediatamente os órgãos responsáveis para que eles possam fazer a investigação e a coleta adequadas. Também recomendam que os produtores adotem medidas de biossegurança e de boas práticas de produção, como usar telas para evitar a entrada de aves silvestres nas criações.