Neste sábado, 19 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Construção Civil. Em Teresina, a data foi marcada por um dia de ação social realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Parnaíba (Sitricom) e pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), com apoio do Sesi.

A ação social acontece durante todo este sábado no clube do Sitricom, na zona norte da capital, e conta com a prestação de diversos serviços na área da saúde, educação e segurança, além da emissão de documentos, competições esportivas e sorteios de brindes. O evento contou com a presença do ex-governador Zé Filho, presidente da Fiepi.

O secretário-geral do Sitricom, Evilásio Lopes, ressaltou a importância da ação social como forma de enaltecer os trabalhadores da construção civil. “Essa ação acontece anualmente, sendo um evento social onde a referência é o trabalhador da construção civil e seus familiares. É um momento de cidadania, educação e saúde, um momento em que o trabalhador pode cuidar da saúde. Eles constroem o Brasil, e nós precisamos construir a dignidade e a cidadania deles”, destacou.

Para o superintendente do Sesi no Piauí, Mardônio Neiva, os trabalhadores merecem ser beneficiados com ações semelhantes a essa. “O setor industrial da construção civil é o que mais emprega no estado do Piauí. Cerca de 50% dos trabalhadores da indústria são da construção civil, portanto, é um evento que tem um alcance social muito grande, sobretudo porque contempla também os familiares desses trabalhadores”, enfatizou.

Avaliação positiva

O servente de pedreiro Rafael Silva participa há alguns anos da ação do Dia Nacional da Construção Civil. Ele elogiou a iniciativa do setor industrial. “Participo há alguns anos e acho que essa ação social é um reconhecimento, um olhar para a construção civil que não beneficia apenas nós, mas também nossas famílias”, concluiu.