Nessa quinta-feira (21) o médico Paulo Márcio, que já revelou interesse de disputar a Prefeitura de Teresina em 2024 pelo MDB, promoveu uma reunião com profissionais da saúde, na primeira ação como pré-candidato. Chamou atenção a ausência maciça dos membros da bancada do MDB no ato, salvo as presenças do deputado Felipe Sampaio e do pai, o vice-governador do Estado, Themístocles Filho, principal defensor da pré-candidatura do cardiologista.

A situação reforça o posicionamento da grande maioria dos deputados estaduais emedebistas, que vêm defendendo a indicação de um nome para ocupar a vaga de vice na chapa liderada pelo deputado Fábio Novo (PT), caso o partido não apresente uma opção realmente competitiva para o processo majoritário na Capital.

Foto: Divulgação
Reunião do médico Paulo Márcio

Henrique Pires, no debate

Somando a todo esse imbróglio, o deputado Henrique Pires também está posto como pré-candidato da sigla ao cargo de prefeito há meses. Em conversa recente com a nossa reportagem, ele expôs sua contrariedade ao apoio de Themístocles Filho a Paulo Márcio. Pires questionou a contribuição do médico para a construção do partido ao longo dos anos.

Não votou em Rafael

Outro quesito, constantemente lembrado pelos principais nomes do MDB, é o fato de Paulo Márcio não ter votado no presidente Lula (PT) e nem no governador Rafael Fonteles (PT) nas eleições de 2022. “Ou seja, apoiar Paulo Márcio é ir contra o governador Rafael, que vem repetindo aos quatro cantos do estado que não vai se aliar àqueles que não apoiaram sua candidatura ao governo do Estado”, advertiu uma fonte do Palácio de Karnak, que pediu reserva do nome.

Tensão com Themístocles

O apoio de Themístocles Filho a Paulo Márcio tem provocado um desconforto com setores do MDB, o que pode desencadear um mal-estar e desestabilizar a harmonia interna. Além do mais, existe um receio de que as decisões tomadas hoje possam prejudicar o projeto de Themístocles em seguir como vice de Rafael em 2026.

E por falar no governador, ele defende com veemência que os partidos que lhe dão sustentação dialoguem e cheguem a um entendimento para que seja lançado um único nome para a Prefeitura de Teresina em 2024.