Um incêndio de grandes proporções assustou moradores do bairro Dirceu, localizado na zona sudeste de Teresina. As chamas tiveram início na noite dessa sexta-feira (22), e chegaram a se aproximar das Hortas Comunitárias do Dirceu.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros repassadas ao GP1, uma viatura foi acionada para conter as chamas que se alastravam por uma pequena área de vegetação na Avenida Noé Mendes. Ao se deslocarem para o local, os bombeiros constataram que o fogo poderia se alastrar rapidamente, devido a mata seca.

Rapidamente as chamas foram contidas, e atingiram apenas uma pequena área de vegetação, ninguém ficou ferido durante a ocorrência. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.

Focos de incêndio

O Piauí é o sexto estado com maior número de queimadas no ano de 2023. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado registrou 3290 focos de incêndio até o fim de agosto.

Diante disso, a Defesa Civil alerta que devido a frequência das queimadas nesta época seca, as pessoas devem evitar colocar fogo para limpar terrenos e queimar lixo.

Confira outras recomendações

– Nunca queime o lixo doméstico, entulhos e folhas secas, principalmente em locais próximos às áreas de vegetação;

– Não jogue pontas de cigarro acesas, latinhas ou garrafas nos acostamentos de rodovias, ou região de matas;

– Evite queimar para renovar pastagens ou áreas de plantação. Procure alternativas sustentáveis para esta ação;

– Fazer aceiros (faixas ao longo das cercas livres de vegetação da superfície do solo) nas propriedades rurais e fique atento a qualquer surgimento de queimada;

– Mantenha limpa a sua propriedade na zona urbana, caso seja um proprietário de terreno, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação;

– Não solte balões. Além de ser um ato perigoso, é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais. O balão pode cair ainda aceso, em uma área de vegetação e ocasionar um incêndio florestal