Com o objetivo de promover mais saúde e segurança para os pets e seus tutores, o Governo do Piauí, por meio da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), deu início às atividades do Piauí Pet Castramóvel, no Centro de Educação Ambiental (CEA), na manhã desta terça-feira (5). A primeira ação do projeto segue até às 18h, e na quarta-feira (06), os atendimentos vão continuar a ser realizados de 9h às 11h e de 14h às 18h.

Na abertura das atividades, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (MDB) e a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota).

Neste primeiro momento, o projeto itinerante contará com o cadastro de animais e a triagem para a castração, tendo como público-alvo animais de ONG's e de protetores individuais, que realizam resgate dos pets em situação de rua e disponibilizam um lar provisório até que aconteça uma adoção responsável.

As ONG's Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) e Casa Pet, coordenada por Raíssa Protetora, participaram da ação.

Foto: Divulgação/Ascom
Castramóvel

Serão quatro etapas para o preenchimento do cadastro até a efetivação da castração:

1) cadastro no local da ação para recebimento de senha;

2) triagem/avaliação para identificar quais animais estão aptos para serem castrados; 3) encaminhamento para exames laboratoriais;

4) encaminhamento para as clínicas onde a castração será executada - nos animais aptos.

Após cada atendimento, os animais receberam RG Pet emitido no local da ação, gratuitamente. Ainda foram entregues mudas de plantas aos tutores.