Na manhã de quarta-feira (10), Esperantina foi palco da solenidade de diplomação e posse dos novos conselheiros tutelares. O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, incluindo secretários e vereadores.

Representando a prefeita Ivanária Sampaio, os Secretários de Assistência Social, Walter Sousa; Cultura, Richardson Melo; e Administração, Dr. Zé Angelo, marcaram presença na cerimônia. Também prestigiaram o evento o Procurador do Município, Dr. Rodrigo Mourão, a Delegada Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis de Esperantina, Dra. Polyana Oliveira e Silva, além dos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.

O Conselho Tutelar, composto por cinco membros eleitos pela comunidade, desempenhará um papel crucial no acompanhamento e na decisão de medidas de proteção para crianças e adolescentes. Os membros titulares, escolhidos por votação direta, são:

1. Suelane Carvalho de Amorim

2. Laura Marques Leite Silva

3. Rita Nayane de Sousa

4. Joici Carvalho da Costa

5. Antonio José Silva Lira

Suplentes:

1. Lucas Silva Araújo

2. Lúcia Maria de Araújo Pinto Paiva

3. Marsuele Ventura Barbosa

4. Elane Castro Gomes

Durante a cerimônia, os membros titulares receberam o Termo de Posse e realizaram o juramento, comprometendo-se a exercer suas funções de maneira ética, eficaz e responsável, em conformidade com a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a Lei Municipal nº 1476/2022 e o Regimento do Conselho Tutelar de Esperantina – PI.

A condução da posse foi realizada pelo Presidente do CMDCA, o Psicólogo Hamilton Júnior, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura de Esperantina. O evento marca o início do mandato dos novos Conselheiros Tutelares, que desempenharão um papel fundamental na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município.