O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) registrou 17 casos de queimaduras químicas nos olhos causadas por pomadas para cabelo, no local no domingo (28). A maioria das pessoas que buscou o atendimento médico estava no Zé Pereira de Timon.

Ao GP1, a assessoria do hospital afirmou que os produtos, quando entram em contato com os olhos, podem causar queimaduras graves. Entre os atendimentos realizados no domingo, o caso mais grave foi de um paciente com queimaduras de nível III.

Foto: Reprodução/Instagram
Pomada que causou internação de vários foliões

“Esse tipo de produto, quando em contato com o olho, pode provocar queimaduras de tipo I até tipo IV. Ontem, tivemos registro de queimaduras até tipo III aqui no hospital”, informou a assessoria.

As pessoas tiveram um quadro de cegueira temporária e durante o atendimento médico foram medicadas, e em seguida liberadas. Ainda segundo a equipe médica do hospital, os pacientes estão sendo monitorados e devem voltar ao hospital nos próximos dias para reavaliar a situação.

Anvisa cancelou a autorização de várias marcas da pomada

Em 2023 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cancelou mais de 1,2 mil pomadas modeladoras de cabelo após diversos casos de cegueiras e irritação nos olhos causadas pelo uso dos produtos registrados no Brasil.

De acordo com a agência, os produtos cancelados agora não atenderam às novas regras para pomadas estabelecidas em setembro de 2023, após as ocorrências dos dois primeiros meses do ano.