A Arquidiocese de Teresina, por meio do arcebispo Dom Juarez Marques lançou, nesta quinta-feira (15), a Campanha da Fraternidade 2024 que terá como tema: “Fraternidade e Amizade Social”. A ideia foi inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti.

A Campanha, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também, durante a Quaresma, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, além de aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.

"Temos afinidade, simpatia e isso é importante. É necessária também ter a atitude da empatia, olhar para o outro mesmo como diferente, divergente de mim, mas perceber que ele é uma pessoa humana e merece respeito e sobreviver. Cuidar do outro divergente e diferente de mim”, disse o arcebispo de Teresina, Dom Juarez.

O arcebispo falou ainda sobre a mensagem que foi repassada por Jesus Cristo que exalava amor e paz. "Jesus Cristo nos trouxe uma mensagem de amor e de paz. Jesus morreu por anunciar os feitos de Deus, por nos convidar a conversão, por denunciar o pecado, por denunciar a injustiça, por anunciar a paz. Por isso, Jesus morreu na cruz. Ele morreu perdoando”, acrescentou Dom Juarez.

A secretária de Assistência Social do Piauí, a ex-governadora do Piauí Regina Sousa (PT), falou da necessidade de ir até aqueles que precisam para ajudá-los. "A gente que teima independente do resultado não ser aquilo que a gente espera, mas tem que refletir com as pessoas o significado do diálogo, do cuidar, que é tudo que Jesus nos ensinou. Dentro de quatro paredes você não sente a necessidade do outro, você tem que ir até ele. Aí você vai achar caminho para ajudar. Esse é o sentido da campanha", disse Regina Sousa.

A deputada estadual Bárbara Soares também esteve presente no lançamento, disse estar feliz em participar mais uma vez e destacou o lema da campanha. “Eu fico muito feliz em participar mais uma vez da Campanha da Fraternidade, são 60 anos da campanha, onde tanta história foi construída e tanta fraternidade e união que a Igreja Católica sempre prega. E essa campanha não é apenas para os católicos, mas todos que acreditam que a gente possa ter um mundo melhor. Neste ano, com esse lema de amizade e fraternidade social, queremos incluir todos em ambiente social”, destacou Bárbara Soares.