A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), desmontou um esquema de rinha de animais, utilizado para arrecadar dinheiro e financiar atividades da facção criminosa Bonde dos 40, que atua especialmente na zona sul de Teresina.

A Operação Draco 97, deflagrada nesta quinta-feira (29), visou dar cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão contra alguns membros da facção, e resultou na apreensão de 200 galos utilizados na prática, que estão avaliados em R$ 500 mil. Conforme apurado pelo GP1, os animais são considerados de raça, uma espécie propriamente utilizada por criminosos na realização de rinhas.

Durante a ação policial também foi realizada a prisão de quatro pessoas, incluindo um homem identificado como Jardielson dos Santos Sousa, mais conhecido pela alcunha de Dielsinho, acusado por envolvimento tanto em organização criminosa como outros crimes violentos registrados na capital, entre elas, tráfico de drogas, homicídios e assaltos.

Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, outras vítimas de Jardielson dos Santos devem procurar o canal de denúncias do departamento, por meio do telefone (86) 99964-0647. “Estamos divulgando o rosto desse criminoso para que possíveis vítimas possam procurar o DRACO ou outra unidade da Polícia Civil para que ele seja responsabilizado por todos os crimes praticados”, informou o delegado Charles Pessoa.

Todos os presos serão investigados pelo envolvimento em tráfico de drogas, visto que durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no sítio em que os galos foram encontrados, também foram localizadas porções de drogas, armas, veículos e munições, que também foram apreendidos pelos policiais.

A operação, realizada pelo Draco, também contou com apoio da Diretoria de Inteligência da (PC-PI), da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, e da Polícia Militar do Piauí, por meio do Batalhão de Policiamento Aéreo (Bopaer).