A Prefeitura de Teresina concluiu a obra da Casa da Mulher Brasileira (CMB), localizada na Rua Primeiro de Novembro, no bairro Primavera, e deve inaugurá-la em março. A partir de agora, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres realiza os últimos ajustes, a exemplo de definição do colegiado gestor e escolha dos representantes.

Em conversa com o GP1, a titular da secretaria, Karla Berger, evidenciou a satisfação da conquista durante sua gestão, já que esta será apenas a oitava CMB em todo o Brasil e a terceira na região Nordeste. Além disso, ela informou que está articulando a presença do presidente Lula na inauguração.

Foto: Reprodução/Instagram
Prefeitura de Teresina deve inaugurar Casa da Mulher Brasileira em março

“A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, desde o início da gestão, foi em busca desse sonho antigo para nós, então estamos muito felizes. Trabalhamos para inaugurar em março e estamos aguardando só agenda e confirmação da ministra [das Mulheres, Cida Gonçalves] e do presidente Lula. Até o final de março inauguramos”, destacou Karla Berger.

A Casa da Mulher Brasileira é um mecanismo que pretende garantir acesso aos serviços especializados, dando condições de enfrentamento à violência, de empoderamento da mulher e de sua autonomia econômica, incluindo a Defensoria pública, por exemplo.

Dessa forma, evita-se que a vítima passe por um ciclo de revitimização, termo constante em textos sobre violência contra mulher e na Lei Mariana Ferrer e que designa um processo no qual a pessoa sofre novas violências após a primeira, a exemplo de um policial que pergunta a uma mulher vítima de estupro se ela estava bêbada ou um médico que, ao atender uma paciente abusada pelo marido, afirma que em casamento não há violação.