A Polícia Militar do Piauí, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), montou um planejamento estratégico visando garantir a segurança do Carnaval deste ano, que ocorre entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em todo o estado. Todas as modalidades de policiamento estarão espalhadas nos 224 municípios piauienses durante os dias de folia, com o propósito de coibir práticas criminosas.

Ao todo, 2 mil policiais militares farão a segurança, sendo que 900 atuarão no interior, como explicou o comandante da PM do Piauí, coronel Scheiwann Lopes. “Já embarcamos grande parte da tropa ontem e outra parte embarcou agora pela manhã. Cerca de 900 policiais militares estão indo para o interior de um total de 2 mil que o DGE planejou para essa operação Carnaval 2024”, apontou.

“Em torno de 900 policiais irão se deslocar para Picos, Floriano, Água Branca, Regeneração, Piripiri, como também nos seus entornos, e para a planície litorânea, compreendida entre Parnaíba e Luis Correia”, completou Scheiwann Lopes.

Ainda conforme o comandante, o envio da tropa não vai prejudicar o trabalho realizado pela PM no dia a dia. “Esse efetivo não irá interferir no policiamento cotidiano da PM, vai ser um policiamento de reforço. Foi um grande planejamento que o coronel Galvão e sua equipe do DGO fez para poder possibilitar essa quantidade de policiais à disposição do comando para que possamos reforçar o policiamento tanto na capital como no interior”, declarou o coronel Scheiwan Lopes.

DGO

Segundo o chefe do Departamento Geral de Operações (DGO), coronel Jacks Galvão, algumas cidades receberão atenção redobrada devido ao fluxo de pessoas que aumenta, consideravelmente, nesta época do ano.

“Queremos que a população possa participar das festas carnavalescas, confiando na Secretaria de Segurança e na Polícia Militar, porque fizemos todo um planejamento para garantir que em todos os 224 municípios os foliões possam brincar com segurança e voltar para os seus lares com segurança e paz”, garantiu Galvão.

De acordo com o coronel Galvão, a PM foi solicitada para prestar apoio em 70 festas carnavalescas que vão ocorrer nos próximos dias em Teresina. “Para Teresina, temos mais de 70 solicitações de festas em bairros. E a Polícia Militar do Piauí está preparada para dar esse reforço, esse suporte que a população precisa. O policiamento será intensificado nos próximos dias, para que tenhamos um Carnaval de 2024 com toda a segurança e paz”, reforçou.