Em jogo com dois tempos distintos que não faltou emoção, o Parnahyba superou o River nos pênaltis nas semifinais e garantiu vaga na grande final do Campeonato Piauiense 2024. No tempo normal, as equipes empataram 1 a 1, mas o Tubarão levou a melhor nas penalidades e venceu por 4 a 3. O embate foi na tarde deste sábado (16), no estádio Albertão, em Teresina. Na partida de ida, as equipes repetiram o mesmo placar no estádio Pedro Alelaf. O Tubarão agora irá disputar o título com o Altos.

Primeiro tempo

As equipes iniciaram a partida com tudo e criaram chances de abrir com apenas dois minutos de jogo. A partir daí só dava River, que passou a pressionar bastante, mas ainda faltava capricho na conclusão das jogadas. Aos 20 minutos, Iago Felipe bateu venenosa e obrigou o goleiro a ir buscar no cantinho. Por outro, o Parnahyba quase não conseguia passar do meio de campo.

De tanto pressionar, o River foi recompensado aos 26 minutos. Iago Felipe mandou a bola na área após cobrança de falta, Dedé subiu, desviou de cabeça e a bola morreu no cantinho da rede. Com o gol, o Parnahyba passou a sair para a ataque, já que precisava do resultado. Aos 37 minutos, Wesley finalizou bola que saiu prensada e quase encobriu o goleiro, que chance. Nos minutos foi o Tubarão que seguiu tentando alguma coisa, mas sem sucesso.

Segundo tempo

O Parnahyba voltou do intervalo mais ofensivo e com mais posse de bola. Aos cinco minutos, Bismarck alçou a bola na área após cobrança de falta, Dedé desviou de cabeça contra a própria meta e quase marcou contra. No lance seguinte, Jailton também quase marcou em jogada parecida, mas parou no goleiro.

O River respondeu logo em seguida, aos oito minutos, em jogada de contra-ataque. Vivico deu passe em profundidade para Wesley, que deu belo corte no marcador, partiu em velocidade, mas finalizou em cima do goleiro, que espalmou. Felipe Pará ficou com a sobra, deu uma caneta no defensor e chutou colocado tirando tinta do travessão.

Mesmo com esse susto, o Parnahyba seguia mais presente no ataque. Aos 24 minutos, o jogador do Tubarão testou para o gol e ela passou rente a trave. Dois minutos depois, Xexéu mandou passe na medida para Ronda, que sem deixar a bola cair, pegou de primeira e obrigou Joanderson a fazer ótima defesa.

A blitz Azulino seguiu e o Parnahyba deixou tudo igual aos 31 minutos. Após bola parada, o jogador do Tubarão testou de cabeça e Joanderson espalmou para escanteio. Bismarck foi para a cobrança, Jailton desviou e Yan chegou cabeceando para deixar tudo igual. Após o gol, foi a vez do River pressionar e ir em busca do gol, mas o Parnahyba soube se defender e prevaleceu o 1 a 1 no tempo normal, levando a decisão para os pênaltis e o Tubarão vencendo por 4 a 3.

Próximos compromissos

O Parnahyba agora terá pela frente o Altos, pela grande final do Campeonato Piauiense 2024. Na ocasião, o Jacaré eliminou o Oeirense também nos pênaltis. As equipes agora aguardam a confirmação das datas e locais dos dois jogos da decisão. Já o River ainda tem duas competições em seu calendário, Copa do Nordeste e Brasileirão Série D. No Nordestão, o Galo irá enfrentar o Altos na quarta-feira (20), pela sexta rodada, no estádio Albertão, às 19h.