A Arquidiocese de Teresina celebrou o Domingo de Páscoa com a 9ª edição do Teresina Ressuscita com Cristo, um evento anual que reúne milhares de fiéis. A grande procissão luminosa, que marcou a vitória de Cristo sobre a morte, começou às 16h no adro da Igreja São Benedito e seguiu em direção ao Parque Potycabana, onde será realizada a Santa Missa.

Este domingo tem um significado especial para os cristãos, pois é quando se celebra a Páscoa do Senhor, um momento de esperança, alegria e comunhão com toda a Igreja de Teresina. No turno da tarde deste domingo (31), não houve celebração eucarística em nenhuma igreja da Arquidiocese de Teresina, pois toda a comunidade católica era esperada no evento.

Dom Juarez, Arcebispo de Teresina, destacou a importância da ressurreição de Cristo na fé cristã, descrevendo-a como o fundamento da fé e instando os católicos a viverem uma “vida nova”. Ele também ressaltou a relevância prática da ressurreição, afirmando que ela implica na construção de um mundo novo, onde o ódio, a violência, a dor e a morte são superados.

“Hoje, o domingo, representa o fundamento da nossa fé, nós cremos em Cristo ressuscitado, nós cremos na vida eterna. Por isso, hoje nós proclamamos que Cristo ressuscitou, aleluia, venceu a morte com amor. A ressurreição de Cristo, que faz parte da nossa fé, tem também uma implicação, uma consequência prática para nós. Devemos viver a vida nova com Cristo a partir do nosso batismo e essa vida nova exige que nós tenhamos fé e esperança de que a construção de um mundo novo, onde sejam superados o ódio, a violência, a dor e até a morte, as guerras, é possível. Assim, nós construímos o que chamamos este ano, na campanha da fraternidade, de 'amizade social'. A ressurreição de Cristo, comunicada ao mundo, é um forte apelo à amizade social e a amizade social é uma consequência lógica da ressurreição de Cristo Jesus. Pode-se dizer que essa data é a mais importante do calendário da igreja”, destacou o arcebispo.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve presente no evento e falou sobre a data que aborda a ressurreição de Jesus Cristo. O chefe do executivo municipal destaca que foi uma dádiva. “Deus indicou a missão ao seu filho amado e foi morto crucificado e depois ressuscitou entre os mortos no terceiro dia, e hoje nós estamos louvando esta dádiva de Deus, que foi ressuscitar seu filho amado, para que nós tivéssemos menos pecados e esse é o significado de hoje, do Teresina Ressuscita com Cristo”, disse o prefeito.

Maria de Jesus, de 52 anos, expressou sua conexão com o evento, do qual participa desde a primeira edição. Para ela, a celebração da ressurreição de Cristo é mais do que um evento, é um momento essencial de sua vida que simboliza a unidade e a presença de Deus.

“Todas as edições estou aqui, desde a primeira eu venho. Para mim, é um evento de muita importância, é algo que a igreja nos deixa no sentido de agregar e unir, é a unidade de Deus que se faz presente na sua igreja. É o próprio Jesus que se faz no meio de nós. Então, é de grande importância para mim, posso dizer que, até mais do que importante, é essencial na minha vida e, com certeza, na vida de todos que estão aqui. É um dos eventos mais importantes, com certeza, porque a Páscoa do Senhor é da liturgia maior, é a mãe de todas. Desde ontem já iniciando o tríduo pascal, com a vigília pascal e hoje fechando com esse momento maravilhoso”, ressaltou a fiel.

Os membros da organização se empenharam para garantir que a mensagem da vida e ressurreição de Jesus fosse proclamada com entusiasmo pelas ruas de Teresina. O evento foi planejado para atrair o maior número de católicos às ruas da cidade, de modo que todos pudessem participar desde a procissão até a celebração eucarística.

Em virtude do Teresina Ressuscita com Cristo 2024, a Avenida Frei Serafim foi temporariamente interditada a partir das 15h de hoje, no sentido do adro da Igreja São Benedito até a alça da Ponte Juscelino Kubitschek, para acesso ao Parque Potycabana. Os trechos foram liberados logo após a procissão.