O médico e advogado Uverlânio Filho, mais conhecido como Dr. Verlandim , é pré-candidato a prefeito pelo PT em São Gonçalo do Piauí com o apoio do atual gestor Júnior Ribeiro. Natural de Teresina, mas com a família de Altos, ele iniciou a vida política na Capital da Manga, onde foi eleito vereador nas eleições de 2020, tendo assumido a Secretaria de Obras e, posteriormente, foi eleito presidente da Câmara Municipal em 2023.

Em entrevista ao GP1 , Dr. Verlandim falou sobre seu ingresso na política e o trabalho que vem realizando como médico em São Gonçalo do Piauí. “Minha primeira eleição foi em 2020 como vereador em Altos, fomos o vereador mais bem votado do PT e o quarto mais bem votado. De 2021 até 2022, o prefeito Maxwell me chamou para ser secretário de Obras, onde nós entregamos para a população o maior cartão postal da cidade, que foi a revitalização do açude da tranqueira. Então, hoje as pessoas vão para lá andar de jet ski, é um balneário bem agradável e ele foi um marco, como secretário de Obras, que nós entregamos para a população”, contou Dr. Verlandim.

Foto: Alef Leão/GP1
Dr. Verlandim

“Em 2023, nós concorremos para a presidência da Câmara, com apoio do prefeito Maxwell, e logramos também êxito e fomos presidente da Câmara até janeiro de 2024 quando renunciei para me dedicar à política de São Gonçalo do Piauí”, lembrou o pré-candidato.

Ida para São Gonçalo do Piauí

Devido ao seu trabalho, Dr. Verlandim foi convidado pelo prefeito Júnior Ribeiro para atuar no hospital de São Gonçalo do Piauí. Em busca de novos desafios, ele aceitou o convite e há dois anos vem trabalhando e conseguindo melhorias para a saúde de São Gonçalo do Piauí.

“Eu cheguei a São Gonçalo há mais ou menos dois anos para trabalhar como médico. O Júnior me deu autonomia de fazer o trabalho dentro da saúde, e assim que eu cheguei a população nos abraçou, gostei da cidade e isso me motivou mais ainda que trabalhar por São Gonçalo do Piauí”, afirmou Dr. Verlandim.

Corrida eleitoral

Com uma boa aceitação, Dr. Verlandim foi escolhido para disputar a Prefeitura de São Gonçalo do Piauí, motivo pelo qual ele renunciou ao mandato de vereador de Altos em janeiro de 2024.

“A gente não tinha nenhum intuito de sair candidato a prefeito em São Gonçalo do Piauí. Mas, o prefeito me deu autonomia da gente desenvolver o nosso trabalho lá dentro do hospital. E foi um trabalho que a população gostou, abraçou o nosso nome e primeira pesquisa que a oposição fez, nós tivemos acesso, nosso nome estava lá em cima. Hoje minha vida é em São Gonçalo do Piauí”, ressaltou Dr. Verlandim.

Trabalho na Saúde

Um dos destaques de Dr. Verlandim foi ter conseguido implantar médico 24 horas no Hospital de São Gonçalo do Piauí. “Eu vi a necessidade da gente colocar, dentro do hospital, médicos 24 horas, e nós conseguimos. Eu acho que hoje, São Gonçalo do Piauí é a única cidade do Piauí, com coeficiente de 0.6, no FPM, que tem médicos 24 horas. Nenhuma outra cidade do Piauí, com 0.6 tem médicos 24 horas, e o prefeito Júnior equilibrou as contas para isso porque era uma necessidade e que a população pedia muito”, enfatizou.

“Antigamente, os pacientes tinham que ir para Angical do Piauí, São Pedro do Piauí para ser serem consultados e hoje nós estamos é recebendo pacientes. Então, foi uma conquista muito grande para o município”, completou Dr. Verlandim.

Foto: Alef Leão/GP1
Dr. Verlandim é pré-candidato a prefeito de São Gonçalo do Piauí

Sistema de regulação, telemedicina e neuropediatra

Outras conquistas da Saúde de São Gonçalo do Piauí foram o sistema de regulação de pacientes, o atendimento com neuropediatra e a telemedicina. “Nós fomos atrás do sistema de regulação. Antes, nossos pacientes tinham que ir para Amarante, por exemplo, um paciente infartando, tendo AVC, ele ia para Amarante esperar sair uma senha para vir para Teresina. Agora não, todos os nossos pacientes são regulados dentro do hospital de São Gonçalo para ir para a Teresina”, pontuou Dr. Verlandim.

“São Gonçalo também é a única cidade com 0.6 que tem neuropediatra, nenhuma outra cidade no Médio Parnaíba tem neuropediatra e a gente tem. Nós também conseguimos, o telemedicina, que vai disponibilizar todas as especialidades, onde o especialista vai estar na TV consultando, mas vai ter um clínico geral junto com o paciente para ser atendido, para dar agilidade nas consultas médicas”, declarou Dr. Verlandim.

Dr. Verlandim aproveitou para tecer críticas a pré-candidata da oposição, Gerlane Cabral (MDB), que teve a opotunidade de mudar a realidade da saúde do município, mas não fez. “O nosso foco hoje é a saúde. Nossa opositora já teve também essa possibilidade de gestão dentro do hospital, mas não conseguiu fazer o que nós conseguimos, pelo contrário. Na época da gestão dela, o hospital chegou a ser até fechado por uma semana. E hoje, nossa saúde de São Gonçalo é referência na nossa região”, afirmou.

Importância da parceria com os Governos Federal e Estadual

Dr. Verlandim, que é do PT, falou da importância de se ter os entes federal, estadual e municipal na mesma sintonia. “Somos pré-candidato pelo PT e temos uma parceria muito boa com o governador Rafael Fonteles. Só quem é gestor sabe a dificuldade que é ter uma gestão sem ter o Governo do Estado alinhado. É igual a um time de futebol e na política também você tem que ter um time, e quando você tem Governo Federal, Estadual e Municipal alinhados, jogando no mesmo time, só quem tem a ganhar é a população, e nesse caso a de São Gonçalo do Piauí. Ter uma gestão vinculada, atrelada e em parceria com o Governo do Estado, tem tudo para dar certo”, justificou.

Cirurgião geral

Um dos pontos defendidos por Dr. Verlandim é que o município tenha médico cirurgião geral e, assim, evitar que os pacientes tenham que ser encaminhados para outras cidades. “O meu maior sonho, hoje é nós termos um cirurgião geral, porque nós estamos mandando nossos pacientes ainda para a Valença para serem consultados por lá e fazer as cirurgias”, argumentou.

“Um dos nossos principais objetivos é entregar o centro cirúrgico para a população, ter o cirurgião geral dentro do hospital, fazendo as cirurgias sem precisar da gente estar deslocando os nossos pacientes”, continuou Dr. Verlandim.

Foto: Alef Leão/GP1
Dr. Verlandim (PT)

Agricultura

“Outra área que eu pretendo trabalhar muito é na agricultura familiar, porque lá uma das principais rendas da população é da agricultura familiar. E vamos atrás de emenda parlamentar para conseguir mais uma máquina, um trator agrícola para estar ajudando nossos agricultores. Isso aí é uma demanda que é um dos focos. Essa também é a questão da agricultura familiar e também da continuidade ao trabalho da secretária de Educação, que é a Luana, com relação à educação. Hoje mesmo a nossa educação vai estar recebendo um prêmio do governo do Estado, o que é o programa chamado Alfa-10, que teve o colégio para.

Avaliação da gestão de Júnior Ribeiro

“É uma gestão que vai entregar em dezembro, ao seu sucessor, oito anos sem nunca ter atrasado o salário dos servidores, seja contratado ou concursado. É obrigação do gestor, mas às vezes a gente vê muitas prefeituras ainda não honrando com seus compromissos. Hoje, o Júnior vai entregar uma cidade que tem uma das melhores saúde do Médio Parnaíba. A educação também já está sendo destaque, tendo sido premiada pelo Governo do Estado, no prêmio Alfa-10”, analisou.

Críticas da oposição

Sobre as críticas da oposição de que é um “forasteiro”, Dr. Verlandim respondeu que é um “forasteiro do bem”. “Nós estamos há mais ou menos dois anos à frente do hospital, trabalhando muito pela saúde de São Gonçalo do Piauí. E eu costumo dizer que se forasteiro, como a oposição fala, for colocar médico 24 horas, pode me chamar de forasteiro. Se forasteiro for trazer sistema de regulação, pode me chamar de forasteiro, não tem problema nenhum. Se forasteiro for colocar neuropediatra dentro do hospital, pode me chamar de forasteiro, mas forasteiro do bem, diferentemente de quem é filho da terra, que já teve a oportunidade de estar à frente do hospital e não fez nada. E hoje nós estamos fazendo o que muitos tiveram a oportunidade e em apenas dois anos nós estamos colocando a saúde de São Gonçalo em referência no médio Parnaíba. Ninguém escolhe onde nascer, mas escolhe onde viver e eu escolhi São Gonçalo do Piauí”, concluiu.