O Altos se sagrou campeão do Piauiense 2024. No duelo contra o Parnahyba, o Jacaré ficou com um a menos em boa parte do jogo, mas conseguiu segurar o 0 a 0 e levou a decisão para as penalidades, onde o goleiro Careca cresceu e garantiu o 4 a 3. A grande final do estadual foi realizada na tarde deste sábado (06), no Estádio Albertão, em Teresina, com boa presença da torcida.

Primeiro tempo

As equipes iniciaram a partida de forma bem movimentada. Aos 3 minutos, Dhonata bateu falta direto e a bola passou tirando tinta da trave. O começo foi do Altos buscando mais o ataque, mas sem chegar com tanto perigo. Já o Parnahyba jogava com as linhas mais baixas e apostava em contra-ataques.

O Altos partia para o ataque e tentava encontrar espaços, mas esbarrava em um Parnahyba bem postado na defesa. O Jacaré recebeu um balde de água fria aos 29, quando Marcelinho, sem necessidade alguma, deu uma cotovelada em Xexéu e acabou sendo expulso, saindo do campo aos prantos.

Com isso, o Parnahyba começou a se arriscar mais ao ataque. Aos 36 minutos, Bismarck bateu falta venenosa na lateral do campo, que passou rente ao travessão. Mesmo com um a menos, o Altos seguia ofensivo, porém ainda faltava capricho na conclusão das jogadas. Aos 46, o Tubarão reagiu com outra bola parada de Bismarck, levando perigo novamente.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Altos se mostrou valente mesmo em desvantagem. A primeira boa jogada do segundo tempo só veio aos 18 minutos, em finalização de Wesley, que passou rente ao travessão do Altos. O Jacaré seguia chegando bem ao ataque. Já o Parnahyba parecia não aproveitar a vantagem numérica e mostrava dificuldades na construção de suas jogadas.

Aos 35, Mikeias puxou contra-ataque e tocou para Bismarck, que protegeu a bola dentro da área e ajeitou para Pedro Baltazar, que da meia-lua chutou de chapa para Careca defender e não conseguir agarrar de forma efetiva, quase dando rebote para o ataque do Parnahyba. Aos 38, o Tubarão chegou novamante em finalização que obrigou o goleiro fazer ótima defesa. O Parnahyba seguiu tentando e quase balançou as redes aos 49, mas Careca cresceu e salvou o Alviverde em duas oportunidades e garantiu o 0 a 0 no placar, levando para os pênaltis.

Penalidades

Pelo lado do Altos, Napão, Ricardo, Valber Júnior e Arthuzinho converteram e deram o título para o Jacaré. Digão foi o único a errar a cobrança pelo alviverde.

No Parnahyba, somente Bismarck, Samuel e Jailton mandaram para o fundo das redes. Xexéu e Flávio perderam suas cobranças.