A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou, nesta quarta-feira (08), a primeira morte por dengue registrada em Teresina. A vítima é uma criança de 5 anos, identificada como Rafael Lira Matias, filho do casal de médicos Layla Lira e Ricardo Matias.

Conforme comunicado, Rafael foi internado em um hospital particular às 17h dessa terça-feira (07) e, três horas depois, por volta de 20h, foi a óbito. Diante da suspeita de dengue, foram iniciados procedimento para confirmação do caso.

Foto: Reprodução/Instagram
Rafael Lira Matias

Segundo o diretor da Diretoria de Vigilância Sanitária (DVS) da FMS, Walfrido Salmito, o caso foi confirmado após parecer do Laboratório Central (Lacen), que recebeu a amostra de sangue da criança. “A amostra do exame foi encaminhada ao Lacen, após as suspeitas do diagnóstico de dengue e todos os passos da investigação foram seguidos”, afirmou o diretor.

Solidariedade

Em nota, a FMS também lamentou a morte de Rafael e prestou solidariedade aos familiares. Nesse sentido, também foi destacado que algumas ações também podem evitar a proliferação da dengue.

“A FMS lamenta o ocorrido, presta solidariedade aos familiares e amigos da criança e reforça a importância das medidas preventivas como manter os locais limpos e sem água parada. Também solicita que os responsáveis pelas crianças que estão na faixa etária da vacinação façam o agendamento e leve para vacinação”, informou a Fundação por meio de nota.

Velório

O velório de Rafael aconteceu na Pax União, localizada na Avenida Miguel Rosa. A criança estudava no Instituto Dom Barreto, que lamentou a morte do aluno e suspendeu as aulas do Infantil I, do turno da manhã, do Centro, além das festividades do Dia das Mães.