A cidade de Parnaíba viverá um marco histórico neste domingo (19) com a cerimônia de fundação da Academia de Ciências e Artes de Parnaíba (ACACIA) e a posse solene de seus 60 acadêmicos fundadores. O evento acontecerá às 19h no Auditório Principal da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no bairro Nossa Senhora de Fátima. A solenidade representa a concretização de um projeto ambicioso liderado pelo ex-deputado federal Paulo Silva, que assumirá a presidência da nova instituição. Com vasta experiência política, Paulo Silva direciona agora seus esforços para o desenvolvimento cultural e científico de sua terra natal, tendo Diego Mendes Sousa como vice-presidente.
A academia constitui-se como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural e científico, e projeção de atuação nacional e internacional. Esta característica diferencia a instituição, posicionando-a como uma plataforma de alcance global para a produção intelectual piauiense. A instituição surge como resposta estratégica para valorizar e promover o desenvolvimento científico e cultural local, reunindo "mentes brilhantes em prol do conhecimento e da arte". Com 60 acadêmicos fundadores, promete ser um centro de excelência para o fomento às artes e ciências na região do Delta do Parnaíba.
A fundação da academia representa um avanço significativo para o cenário cultural piauiense, posicionando Parnaíba no mapa nacional das instituições dedicadas ao fomento científico e artístico. A experiência parlamentar de Paulo Silva agrega credibilidade institucional e perspectiva de articulações que podem beneficiar toda a região Norte-Nordeste.
A cerimônia é aberta ao público, com expectativa de grande participação da comunidade acadêmica, artística e da sociedade civil parnaibana. A escolha da UFDPar como local simboliza a parceria estratégica entre instituições de ensino superior e a nova academia, consolidando este momento como divisor de águas na história cultural da cidade e do Piauí.