O vereador Pedro Alcântara fez duras críticas às Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) realizadas neste ano na Câmara Municipal . Para ele, as CPIs foram percebidas pela população como fracassos, já que seus resultados foram considerados insignificantes.
Em entrevista à imprensa, o parlamentar afirmou que as investigações foram “meia-boca” porque incluíram entre seus membros vereadores que integraram gestões anteriores. Alcântara classificou a composição como “raposa no galinheiro”, argumentando que pessoas diretamente ligadas à administração investigada não deveriam ocupar funções centrais nas comissões.
“Foram três CPIs pífias, CPIs de faz de conta, CPIs meia-boca. As pessoas que estavam lá não deveriam estar, porque faziam parte da gestão. Era raposa no galinheiro. Isso não existe. Eu me recusei a participar porque achei que não era algo sério, e de fato não foi. Se fosse séria, teria tido resultado”, declarou.
O vereador também criticou o que classificou como tentativas de autoproteção dentro das relatorias. Segundo ele, houve parlamentares mais preocupados em defender a gestão passada ou a si próprios do que em esclarecer fatos de interesse público. “A CPI do Rombo foi uma mentira. Tenha paciência”, finalizou.