O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias , participou nesta segunda-feira (2) da solenidade de adesão da Assembleia Legislativa do Piauí ( Alepi ) ao programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa que garante apoio a famílias de baixa renda na qualificação profissional.
Na oportunidade, o ministro também entregou veículos com acessibilidade destinados ao programa Mobilidade de Assistência Social (MobSUAS). Em entrevista à imprensa, Wellington Dias afirmou que esta é apenas uma etapa de ações voltadas ao fortalecimento da assistência social nos municípios piauienses.
“Essa aqui é mais uma etapa, outras etapas virão. Queremos ver se até abril ou maio, conseguimos chegar à totalidade dos municípios com o fortalecimento dos SUAS”, declarou o ministro.
Integração entre os governos
Durante o evento, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), ressaltou a importância das ações do Governo Federal no âmbito da assistência social. “Isso é mais uma demonstração da integração do Governo Federal com o Governo Estadual e com os municípios do Piauí. Toda política pública só funciona bem se houver essa integração na saúde, na assistência social e na educação. Temos a felicidade de contar com todo o apoio do MDS em várias ações, e essa vai melhorar ainda mais o desempenho do Piauí no Cadastro Único, no acesso das famílias aos benefícios sociais”, declarou o governador.
Políticas públicas
O presidente da ALEPI, Severo Eulálio (MDB), destacou a relevância da nova iniciativa voltada ao fortalecimento das políticas públicas de assistência social no estado. Segundo ele, a medida representa um avanço concreto no apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade, ampliando a capacidade de atendimento dos municípios piauienses.
“Por meio de uma iniciativa inovadora do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, sob a liderança do ministro Wellington Dias, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estamos garantindo melhores condições para que as prefeituras e o nosso estado ampliem o atendimento às pessoas que mais precisam. declarou.