O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou que as definições políticas nos municípios piauienses devem ocorrer apenas durante o período eleitoral, apesar das recentes movimentações envolvendo lideranças de grupos tradicionalmente adversários no estado. Em declaração sobre o cenário político, o governador disse que, neste momento, está concentrado na administração estadual e que a distribuição das forças políticas ficará mais clara a partir do início oficial da campanha eleitoral, marcado para 16 de agosto.
Durante a declaração, Rafael Fonteles afirmou que é natural a existência de representantes da oposição e da situação em todos os municípios e que cada grupo político seguirá definindo seus próprios caminhos ao longo do processo eleitoral. “É natural que em todos os municípios haja representantes da oposição e da situação. Cada um vai decidindo o seu caminho. Neste momento, estou focado na administração. A campanha eleitoral começará no dia 16 de agosto, quando teremos mais clareza sobre a distribuição das forças políticas”, declarou.
Em Cabeceiras, no norte do Piauí, o prefeito Zé Filho Nelson e o grupo político liderado pelo ex-gestor José Joaquim, ambos filiados ao Progressistas, passaram a manter parcerias administrativas com o Governo do Estado e sinalizam apoio à reeleição de Rafael Fonteles. Os dois grupos estiveram na oposição ao PT nas eleições estaduais de 2022 e também no pleito municipal realizado em 2024.
Em José de Freitas, o movimento político ocorreu em direção diferente. O prefeito Pedro Gomes, filiado ao PT, declarou apoio à reeleição do senador Ciro Nogueira, principal liderança do Progressistas no estado. Segundo informações apuradas pelo GP1 , a articulação política no município também inclui apoio ao senador Marcelo Castro para a disputa ao Senado Federal.