O governador Rafael Fonteles (PT), pré-candidato à reeleição, lançou uma plataforma colaborativa por meio da qual a população piauiense poderá contribuir com seu plano de governo, que será protocolado na Justiça Eleitoral. O lançamento ocorreu na noite desta terça-feira (16), durante evento na zona leste de Teresina.

A plataforma está disponível por meio deste link . O governador enfatizou que o plano de governo é a bússola que orienta uma gestão.

“Valorizamos muito a elaboração do plano de governo, que é uma verdadeira bússola para a possível gestão futura, como aconteceu em 2022. É um plano participativo, foram dezenas de reuniões, milhares de pessoas contribuindo, e queremos mais contribuições da sociedade. Por isso, hoje é uma etapa importante, o lançamento da plataforma para que todo e qualquer cidadão do Piauí possa dar sugestões dentro dos programas gerais”, declarou Rafael Fonteles.

O pré-candidato a vice-governador Washington Bandeira (PT), que coordenou diversos seminários em que foram discutidas propostas de gestão, destacou como eixo importante a educação.

“Vamos avançar ainda mais na qualidade educacional, no Ideb. Queremos ser a melhor educação do Brasil e vamos seguir nesse processo de valorização profissional com a discussão e consolidação do novo plano de cargos, carreiras e salários dos profissionais da educação”, frisou Bandeira.

Democracia

Para o deputado estadual Fábio Novo, presidente estadual do PT, a consulta pública é um processo que visa democratizar o projeto de gestão. “Ao final, vamos compilar todas essas contribuições para fazer um plano de governo alinhado com o que pensa a população do Piauí, mais democrático, impossível. E, como nós somos um partido que internamente pratica a democracia, o PT, a federação e os partidos aliados estão fazendo jus à democracia”, destacou.

Sem anúncio no momento

O deputado federal Júlio César (PSD), pré-candidato ao Senado, também ressaltou a relevância desse mecanismo que busca ouvir a população. “É um prazer muito grande pertencer ao time do povo e fazer um plano de governo com a participação popular, de acordo com as reivindicações, principalmente daqueles que mais precisam”, concluiu.

Os piauienses terão até 10 de julho para enviar as propostas, que serão analisadas para eventual incorporação ao plano de governo.