O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias , e o governador Rafael Fonteles entregaram, na manhã desta segunda-feira (29), 49 veículos destinados ao fortalecimento da rede de assistência social nos municípios piauienses. A ação, realizada no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde (Expoapi), representa um investimento superior a R$ 13,1 milhões do Governo Federal.

Ao todo, foram entregues 31 vans adaptadas do programa MobSUAS e 18 caminhonetes para municípios contemplados pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, os recursos aplicados nesta etapa somam R$ 13.118.303,50.

As 31 vans adaptadas integram o programa MobSUAS, iniciativa voltada à ampliação da estrutura de mobilidade da rede socioassistencial. Os veículos serão utilizados no deslocamento de equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), equipes volantes e profissionais que atuam em serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Primeira Infância e atendimento à população em situação de rua.

Os veículos serão destinados a 49 municípios piauienses, entre eles Teresina, Altos, Amarante, Canto do Buriti, Simplício Mendes, Miguel Alves, Gilbués e Itaueira.

O ministro Wellington Dias destacou que a entrega representa um avanço na ampliação da capacidade de atendimento da assistência social, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. "Estamos trabalhando para levar tecnologia avançada e, assim, melhorar os serviços prestados, aumentar a produção e alcançar melhores resultados. Aqui atuamos em duas frentes: a proteção social e o fortalecimento do atendimento à população. Essas vans não são apenas veículos, são equipamentos preparados para garantir a integração dos serviços que o Brasil oferece em cada município na área da assistência social. Psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, cadastradores e diversos outros profissionais poderão se deslocar até comunidades mais distantes, assentamentos e localidades de difícil acesso. Com a chegada dessas equipes, será possível realizar a busca ativa e identificar pessoas que ainda precisam ser atendidas. Nós já conseguimos reduzir significativamente o número de pessoas em situação de insegurança alimentar, mas ainda existem famílias que necessitam da presença do poder público e de políticas sociais", afirmou o ministro Wellington Dias.

Já o governador Rafael Fonteles ressaltou a necessidade de ampliar ações voltadas à geração de renda, especialmente no meio rural. “Nós temos avançado bastante na questão da educação, da segurança pública, da infraestrutura rodoviária, saúde, também temos avançado muito, e precisamos avançar com mais velocidade na renda. Por isso que levar a tecnologia, a assistência técnica, ao homem e à mulher do campo, que representa quase um terço dos piauienses, é fundamental para melhorar a renda dessas famílias”, afirmou o governador Rafael Fonteles.

Sem anúncio no momento