Fechar
GP1

Pedro Laurentino - Piauí

Ministério Público investiga prefeito Leo Leite por nepotismo

O promotor Jorge Pessoa afirmou que recebeu um ofício do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público que informa sobre a suposta prática de nepotismo.

O promotor Jorge Luiz da Costa Pessoa, do Ministério Público do Estado do Piauí, instaurou no dia 28 de outubro um procedimento preparatório com o objetivo de investigar o prefeito de Pedro Laurentino, Leo Leite, após denúncia de nepotismo.

O promotor Jorge Pessoa afirmou, na portaria de nº 280/2019, que recebeu um ofício do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP) que informa sobre a suposta prática de nepotismo praticada pelo prefeito.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Leo Leite, Prefeito de Pedro LaurentinoLeo Leite, Prefeito de Pedro Laurentino

“Cabe ao Ministério Público promover o procedimento de investigação preliminar para zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na CF/88”, afirmou o promotor.

Jorge Pessoa destacou ainda que “a prática de nepotismo e favorecimento caracterizada pela nomeação de servidores públicos comissionados ou designação para função de confiança, com relação de parentesco vedada, no âmbito dos Poderes Municipais, quer no Legislativo, quer no Executivo, pode configurar abuso de poder, capaz de causar enriquecimento ilícito, dano ao erário e atentado contra os princípios da administração, configurando, em tese, ato ilícito de improbidade administrativa passível de repressão na esfera judicial”.

Entre as contratações e nomeações investigadas estão:

- Solange Aparecida Leite, que é esposa do prefeito e exerce o cargo de Secretária de Assistente Social

- José Leite de Sousa, que é irmão do prefeito, que exerce o cargo de secretário de Governo;

- Mercedes Lanussa, que é sobrinha do prefeito e filha de José Leite de Sousa, que exerce o cargo de secretária de Finanças.

- Edson, que é casado com sobrinha do prefeito, e exerce o cargo de Pregoeiro.

- Fátima Leite, sobrinha do prefeito e filha de José Leite de Sousa, que exerce cargo dentro da Secretaria de Assistência Social.

- Liana Brasileiro Leite, sobrinha do prefeito, que tem cargo dentro da Secretaria de Assistência Social.

- Antonio Carlos Lopes e Gabriel Ferreira, que são cunhados do prefeito e são Assessores da Prefeitura.

- Jesuíta Gomes, que é marido da vereadora Francilene Amorim Alves e trabalha como secretário de Educação.

Outro lado

Leo Leite não foi localizado pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.