Fechar
GP1

Altos - Piauí

Detento morre após trabalhar em sítio de agente penitenciário em Altos

O detento saiu na companhia de um agente penitenciário e passou mal ao retornar para o hospital.

Um detento identificado apenas como Agenor, da Colônia Agrícola Major César, localizada no município de Altos, morreu no Hospital Penitenciário Valter Alencar (HPVA) na tarde dessa quarta-feira (03), por volta das 17h, após sofrer um infarto ao sair de um sítio de um agente penitenciário.

De acordo com Kleiton Holanda, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o detento era idoso e por ter sofrido um infarto deveria sido acompanhado devido aos problemas de saúde ao Hospital Penitenciário. “Ele era idoso, ao que tudo indicia sofreu um infarto e morreu em uma situação não confortável quando estava no Hospital Penitenciário, onde deveria estar ocorrendo o acompanhamento e tratamento”, informou Kleiton.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Kleiton HolandaKleiton Holanda

Morte após saída irregular

Ainda conforme o presidente do Sinpoljuspi, a informação é que o preso morreu após ter saído de forma irregular, para um terreno de um agente penitenciário, onde o preso teria dado os sinais iniciais do infarto.

“O caso não é diferente como o caso do detento que foi levado para a Casa de Custódia, que saiu para a visita íntima, porque toda saída precisa de uma autorização judicial e neste caso, vemos que situações semelhantes de saídas de presos está recorrente, sendo levado por quem quer que seja nas unidades prisionais. Já é o segundo caso que acontece em menos de dez dias e agora essa informação de que esse preso foi para um terreno de um agente, que fica próximo do Hospital Penitenciário, onde tem um sistema de plantação. Infelizmente as saídas estão se tornando recorrentes, ressaltamos que essas saídas não são permitidas, somente juízes tem autoridade para isso”, ressaltou o sindicalista.

Investigação

A Secretaria Estadual de Justiça determinou a abertura de um processo administrativo para iniciar a investigação da morte do detento. O caso vai ficar sob a responsabilidade da Polícia Civil de Altos, por meio do delegado Sebastião Alencar, que encaminhou todos os agentes da unidade para a Central de Flagrantes da cidade, onde foi colhido os relatos.

O processo administrativo ainda vai apurar que ocorreu facilitação de outros agentes em relação a saídas de detentos da unidade prisional para trabalhos externos. O processo possuí 30 dias para ser concluído, podendo ser prorrogado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.