Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeitura de Teresina inicia reparos em zonas afetadas por chuvas

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, afirmou que vai decretar estado de emergência, nesta quinta-feira (04).

Após as fortes chuvas registradas nos últimos meses em Teresina, a Prefeitura da Teresina informou nesta quarta-feira (03) que está iniciando os reparos, nas zonas leste e sul, onde os prejuízos foram maiores.

As equipes da SDU Sul estão trabalhando em canais onde possui algum tipo de material que possa impedir a passagem de água e fazendo manutenção em galerias. No bairro Promorar, uma moradora denunciou a situação de uma galeria para o GP1, após um carro ser carregado pela correnteza da chuva.

A Prefeitura de Teresina trabalha por meio do Plano Diretor de Drenagem para conseguir recursos com o objetivo de duplicar a capacidade de vasão da galeria no canteiro central do Promorar, que foi construída na época da implantação do conjunto, na década de 1980.

Transtornos em Teresina

Os teresinenses ficaram impedidos de saírem de suas residências na manhã desta quarta e nesta quinta. Um veículo ficou ilhado na Rua Frei Heliodoro, que dá acesso à Avenida Presidente Kennedy, na zona leste de Teresina. Populares informaram ao GP1 que o dono do veículo estava se deslocando com o filho, mas ao chegar no trecho, não conseguiu prosseguir e teve que abandonar o carro.

A Avenida Presidente Kennedy também é outro trecho que causa muita dor de cabeça aos motoristas e pedestres. Os condutores evitaram passar pelo local e fizeram desvios por ruas laterais, devido à grande quantidade de água. Situação semelhante ocorreu na Avenida Nossa Senhora de Fátima, onde já é comum o grande acúmulo de água após as chuvas, onde uma senhora que estava tentando passar pela água e quase acaba sendo arrastada pela correnteza.

Na Rua Eustáquio Portela, que liga a Avenida Homero Castelo Branco, uma mulher relatou que os taxistas estavam se recusando a passar pelo local, devido à grande quantidade de água acumulada.

Outros pontos que causaram transtornos aos motoristas e motociclistas foram nas avenidas Miguel Rosa, Henry Wall de Carvalho, Gil Martins e Maranhão.

Estado de emergência na Capital

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, afirmou ainda que vai decretar estado de emergência, nesta quinta-feira (04), “Nós estamos decretando emergência amanhã por conta desse grave problema de inverno que está acontecendo na cidade”, afirmou Firmino que ainda explicou que com o documento haverá maior agilidade burocrática em relação as ações que as Sdus e Defesa Civil possam fazer.

Segundo Firmino, três fatores foram considerados para decretar emergência. “Primeiro, temos estação de chuva bastante intensa, basta dizer que nesse mês de abril temos mais de 200 mm na cidade, e olha que o mês de abril é o mais chuvoso e a perspectiva é de que venhamos a ter mais chuvas nos próximos dias, segundo nós temos a cheia do rio Parnaíba e o terceiro fator que é o crescimento do rio Poty, ele está muito elevado e já começa a colocar em risco a população ribeirinha”, declarou.

Problema de escoamento

Em relação as tais situações, a gerente de hidrometeorologia da Semar, Sônia Maria Ribeiro Feitosa, explicou que as chuvas estavam previstas, mas devido a deficiência da Capital em relação ao escoamento da água, algumas áreas da cidade ficam alagadas.

“Aqui em Teresina, mesmo que as chuvas não sejam fortes, tem a enxurrada rápida e depois seca porque vai infiltrando, aí Teresina, como qualquer outra cidade do Norte do Piauí, o solo já está bem encharcado, então não tem mais capacidade de escoamento”, explicou Sônia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuva deixa bairros alagados e causa transtornos em Teresina

Prefeito Firmino Filho vai decretar estado de emergência em Teresina

Semar registra aumento nos níveis dos rios após chuvas no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.