Fechar
GP1

Fartura do Piauí - Piauí

TCE manda prefeito Laênio Macêdo suspender licitações presenciais

A decisão é com base em representação que foi protocolada pelo vereador Orlando Costa Campinho Braga que afirmou que o prefeito Laênio está realizando pregões presenciais durante pandemia.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio do conselheiro Jaylson Fabianh Lopes Campelo, concedeu medida cautelar e determinou que a prefeitura de Fartura do Piauí, que tem como gestor Laênio Rommel Rodrigues Macêdo, suspenda todas as sessões de licitações presenciais.

A decisão é com base em representação que foi protocolada pelo vereador Orlando Costa Campinho Braga que afirmou que o prefeito Laênio está realizando pregões presenciais para aquisição de bens e serviços para o município, em período de pandemia, quando a recomendação é o isolamento social e existe a proibição de funcionamento de diversas atividades.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Tribunal de Contas do EstadoTribunal de Contas do Estado

“Tal conduta, de manter as sessões públicas presenciais de licitações em locais fechados, vai de encontro às recomendações de proteção à saúde pública e põe em risco, também, os próprios servidores que compõem as Comissões de Licitações ou ocupam cargos de Pregoeiro ou equipe de apoio a este, que ficam expostos e nem sempre recebem adequados EPIs (equipamentos de proteção individual) para a continuidade”, afirmou o conselheiro.

O conselheiro destacou que “em consulta ao Sistema Licitações Web, constatou-se, ainda, que desde o início do período da quarentena, qual seja, 23 de março, a Prefeitura Municipal de Fartura do Piauí já deu início a realização de 08 licitações para os mais diversos objetos, e tem 02 licitações divulgadas para acontecer dentro do período da quarentena. Entendo, portanto, que as irregularidades expostas, sem sombra de dúvida, reclamam a atuação desta Corte de Contas que, por este Relator, em decisão monocrática e de ofício, pode, cautelarmente, tomar as medidas cabíveis para determinar a adoção de medida corretiva”.

Foram então suspensas todas as sessões de licitações públicas presenciais da Prefeitura de Fartura realizadas de 23 de março e as agendadas até a data de 7 de junho, ou então enquanto perdurarem as medidas das autoridades públicas de que se evite a aglomerações de pessoas em ambientes fechados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TCE-PI mantém suspensão do expediente presencial até 14 de junho

TCE suspende concurso da Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa

TCE suspende concurso da Prefeitura de Alvorada do Gurguéia

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.