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Teresina - Piauí

Cabos se rompem e deixam moradores da zona leste de Teresina sem energia

Várias árvores caíram nas principais avenidas da Capital piauiense, causando congestionamentos e transtornos para motoristas e pedestres.

Moradores de vários bairros da zona leste de Teresina estão sem energia elétrica há mais de 12h devido a vários cabos de alta tensão que partiram após a forte chuva que caiu em Teresina, na noite desta terça-feira (02).

Também foram registradas várias árvores caídas nas principais avenidas da Capital piauiense, causando congestionamentos e transtornos para motoristas e pedestres, além de diversos semáforos que pararam de funcionar por causa da chuva.

Foto: Alef Leão/GP1Cabos partidos na zona leste de Teresina
Cabos partidos na zona leste de Teresina

A moradora Maria das Graças, que reside no cruzamento das ruas Breno Pinheiro com a Edmundo Oliveira, no bairro São Cristóvão, relatou a difícil situação de toda vez que chove ficar sem energia.

“Isso acontece desde o dia primeiro de janeiro, a minha casa já ia incendiando uma vez que os fios partiram. Os fios partiram em cima da casa, queimou os eletrodomésticos e não vamos atrás porque não adianta. Ontem faltou energia por volta de 11h, a energia voltou e agora faltou novamente por volta das 7h. Toda vez que chove é isso, falta de energia”, disse.

Teresa Cristina, do bairro Parque Mão Santa, também relatou que toda vez que chove falta energia e demora a voltar. “Aqui já é de praxe faltar energia quando chove, na verdade, já falta sem chover, aqui é um descaso muito grande por parte da Equatorial”, criticou.

Outro lado

Procurada pelo GP1, a empresa Equatorial Piauí informou que 263 profissionais estão trabalhando para assegurar o restabelecimento do fornecimento de energia o mais rápido possível em todas as áreas da capital.

Confira a nota na íntegra

A Equatorial Piauí esclarece que, após a chuva intensa e os fortes ventos que atingiram Teresina na noite desta terça-feira (02), foram registrados estragos na cidade e impactos na rede da Distribuidora, prejudicando o fornecimento de energia a alguns bairros da capital, sendo as regiões Leste e Norte as mais afetadas.

É importante destacar que o evento registrado em Teresina, a partir das 21h de ontem, é diferente do episódio ocorrido na virada do ano na capital. Apesar de também ter causados danos na rede de distribuição, as avarias foram de menor impacto, quanto à gravidade, considerando que, em janeiro, as cerca de 280 ocorrências envolvendo queda de árvores ocasionaram a destruição de vários pontos da rede elétrica, exigindo a reconstrução de muitos trechos. Já no evento de ontem, a maioria das ocorrências se relacionaram com condutores partidos em função de galhos, algumas árvores e objetos lançados na rede elétrica, a exemplo de outdoors e placas de publicidade, contudo, sem quebra de postes, o que confere ao atendimento, comparativamente, menor complexidade.

Os bairros mais afetados em volume de ocorrências registradas foram Marquês, Cabral, Morro da Esperança e Por Enquanto, na zona Norte. Na região Leste, os bairros atingidos parcialmente foram Jóquei Clube, Portal do Jóquei, Fátima, São João, São Cristóvão, Horto Florestal, Morada do Sol, Residencial Marina e Santa Isabel.

De imediato, o Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado, e equipes extras de atendimento emergencial trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje. Por questão de segurança das equipes de campo, foi necessário suspender, em alguns momentos, o atendimento emergencial até que as chuvas cessassem, e, por isso, a recomposição do sistema se torna mais lenta.

Neste momento, 263 profissionais, incluindo gestores, técnicos de campo, equipes especializadas de linha viva (que atuam com rede energizada) e controladores do Centro de Operação Integrado, estão diretamente empenhados em assegurar o restabelecimento do fornecimento de energia o mais rápido possível. O volume de equipes em campo foi ampliado em 10 vezes para acelerar a recomposição do sistema para as regiões impactadas.

Até o meio dia de hoje, todas as ocorrências envolvendo alimentadores, que são aquelas que afetam os maiores blocos de clientes, foram restabelecidas, com o retorno do fornecimento de energia a cerca de 80% dos clientes afetados. A Distribuidora segue agora trabalhando nas ocorrências individuais e coletivas pontuais, para que até o final do dia todas os chamados sejam atendidos.

Em caso de falta de energia, os clientes podem entrar em contato com a Equatorial por meio da central 0800 086 0800, pela assistente virtual Clara, no WhatsApp (86) 3228-8200, aplicativo Equatorial Energia ou pelo site equatorialenergia.com.br

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