Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Celulares apreendidos com o ex-prefeito de Madeiro serão periciados, diz DHPP

A Polícia Civil cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em residências ligadas ao ex-prefeito Zé Neto.

O delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), revelou em entrevista ao GP1, na manhã desta quarta-feira (02), que as armas e os aparelhos de celular apreendidos em residências ligadas ao ex-prefeito de Madeiro, Zé Neto, vão passar por perícia. Ele está sendo investigado no âmbito do inquérito que apura o assassinato do prefeito de Madeiro, Zé Filho (Progressistas).

Segundo o delegado Bruno Ursulino, o inquérito que investigava a autoria de Felipe Seixas já foi concluído e ele está preso preventivamente, no entanto, uma série de elementos suscitavam a possibilidade de envolvimento de mais pessoas no crime, por isso ele abriu outro inquérito focado apenas nisso.

“No primeiro momento houve a prisão do Felipe Seixas, que foi o autor imediato, quem efetuou o disparo de arma e fogo e que não se tem dúvida quanto a essa participação e esse envolvimento dele. Essa parte ficou em um inquérito e esse inquérito já foi encerrado com todas as evidências e encaminhado para a Justiça. Como existia uma série de depoimentos que suscitavam a possibilidade de envolvimento de outras pessoas, a gente permaneceu focado nisso, a fim de que a gente zerasse qualquer dúvida em relação a isso. Então permanece a investigação nesse sentido, a fim de demonstrar se houve participação de outras pessoas na morte do prefeito Zé Filho”, afirmou o delegado Bruno Ursulino.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Bruno Ursulino
Delegado Bruno Ursulino

Conforme o delegado do DHPP, seguindo essa linha de investigação, a Polícia Civil deu cumprimento a 10 mandados de busca e apreensão em residências ligadas ao ex-prefeito de Madeiro, Zé Neto e pessoas ligadas a ele.

“Em decorrência dessa investigação que está analisando a existência ou não da participação de mais pessoas, nós cumprimos 10 mandados de busca em Madeiro, em que nós demos cumprimentos em todas as residências e que nós recolhemos todos os aparelhos celulares. Estivemos recolhendo todos os elementos que pudessem ser úteis para essa investigação e no decorrer dessas buscas, encontramos na casa do ex-prefeito [Zé Neto] duas armas de fogo, um rifle calibre 44 e um revólver calibre 48. Quando nós estávamos indo para o outro endereço, que também pertencia a ele, nós dissemos a ele o que nós estávamos indo atrás lá. Como ele viu que de uma forma ou de outra nós iríamos acabar encontrando o que nós estávamos procurando, que era a espingarda calibre 12, ele falou que ela se encontrava em um posto de combustíveis que ela de propriedade dele. Nós fomos chamar o vigia, que é quem tem a chave desse local e nós apreendemos a espingarda”, relatou o delegado do DHPP.

Foto: Divulgação/FacebookEx-prefeito de Madeiro, Zé Neto
Ex-prefeito de Madeiro, Zé Neto

Bruno Ursulino explicou que as armas apreendidas e os celulares serão periciados. Como a arma utilizada no assassinato do prefeito Zé Filho nunca foi encontrada, será realizada uma microcomparação balística para apurar se alguma das armas apreendidas foi utilizada para matar o prefeito de Madeiro.

“Todas as armas vão passar por comparação balística. Isso faz parte dessas diligências a qual eu fiz referência. Nós temos que esgotar todas as possibilidades. Não só o ex-prefeito, como todos os familiares estão sendo investigados”, ressaltou Bruno Ursulino.

Ex-prefeito Zé Neto foi preso em flagrante com armas de fogo e solto após pagar fiança

O ex-prefeito de Madeiro, José Cassimiro de Araújo Neto, mais conhecido como Zé Neto foi preso em flagrante com três armas de fogo no dia 21 de janeiro de 2022, durante o cumprimento de mandados de prisão no âmbito da investigação sobre a morte do prefeito Zé Filho. Ele foi solto no mesmo dia, após pagar uma fiança no valor de R$ 72 mil.

Prisão de Felipe Seixas

Felipe Anderson Seixas de Araújo foi preso no dia 03 de dezembro de 2021, acusado de assassinar o prefeito de Madeiro, Zé Filho (Progressistas), com três tiros, no dia 28 de novembro de 2021.

Foto: Alef Leão/GP1Felipe Anderson Seixas de Araújo
Felipe Anderson Seixas de Araújo

Felipe Seixas foi preso em Teresina após uma negociação entre a Polícia Civil e a defesa do acusado. Ele confessou o crime à polícia e disse que a motivação seria uma perseguição que estaria sofrendo do prefeito.

O crime

O prefeito de Madeiro, José Ribamar de Araújo Filho, mais conhecido como Zé Filho (Progressistas), foi assassinado com três tiros no dia 28 de novembro de 2021, no município de Madeiro. O principal suspeito de cometer o crime, identificado como Felipe Seixas, é primo de Zé Filho e sobrinho do ex-prefeito Zé Neto.

Foto: Jota B. DamascenoPrefeito Zé Filho, de Madeiro
Prefeito Zé Filho, de Madeiro

Conforme informações repassadas pela Polícia Militar, o prefeito estava acompanhando uma partida de futebol quando por volta de 18h foi surpreendido pelos disparos, que teriam partido de Felipe Seixas. O prefeito Zé Filho foi atingido com três tiros, sendo um na cabeça, um no peito e outro no ombro. Ele ainda chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital de Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.