Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sintetro adia greve e Prefeitura de Teresina fará nova reunião com Setut

A informação foi confirmada ao GP1 pelo procurador-geral da Prefeitura de Teresina, Aurélio Lobão.

Após uma reunião envolvendo empresários e trabalhadores do transporte público de Teresina, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e a Procuradoria do Município (PGM), ficou decidido, nesta quinta-feira (03), que a greve de motoristas e cobradores será adiada. Com isso uma nova reunião deve ocorrer na segunda-feira, 7 de março.

O procurador-geral Aurélio Lobão, detalhou que a Prefeitura de Teresina segue como mediadora das discussões entre as categorias e, com isso, na nova reunião será avaliado o impacto financeiro das reivindicações.

Foto: Alef Leão/GP1Aurélio Lobão
Aurélio Lobão

“A discussão girou em torno da convenção deles [trabalhadores do transporte público] e o papel da Prefeitura de Teresina desde o início é de mediação, então, nos colocamos para conversar sobre as propostas e encontrar aquilo que for viável financeiramente e, em seguida, conversaremos com o sindicato dos empresários para levar essas discussões e ver o que pode ser feito. O que ficou certo é que entenderam que nessa concessão a responsabilidade é do empresário. Quando o município de Teresina fez o acordo, colocamos uma cláusula para que as empresas honrem os pagamentos dos trabalhadores. A gente vai receber novamente as categorias, ver o impacto das reivindicações e saber a capacidade dos empresários de pagar”, informou Aurélio Lobão.

Demandas dos trabalhadores

A principal demanda que está sendo cobrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro) é a assinatura da nova convenção salarial da categoria, onde é solicitado um aumento de 19,98%.

Além desse aumento, a categoria denunciou perdas de direitos, que eram concedidos antes da pandemia, como plano de saúde e vale alimentação. Desde de 2019, motoristas e cobradores não possuem reajustes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.