GP1

Teresina - Piauí

Major do 25º BC é preso em Teresina por desobediência

A informação sobre a prisão do militar foi divulgada pelo Major Diego Melo, presidente da Amepi.

O major João Paulo da Costa Araújo Alves, militar da ativa do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, foi preso por desobediência em razão de publicações de cunho político nas redes sociais. Ele está detido no quartel do 25º BC, em Teresina, desde a última quinta-feira (05), mas o caso só se tornou público nesta segunda-feira (09).

A informação sobre a prisão foi divulgada pelo Major Diego Melo, presidente da Associação de Oficiais Militares do Piauí (Amepi). Major Costa Araújo, como é chamado no Exército, ingressou nas Forças Armadas em março de 2013.

Foto: Reprodução/InstagramMajor Costa Araújo
Major Costa Araújo

“Ele foi preso quinta-feira, foi uma prisão disciplinar baseada em uma suposta desobediência dele. Nos autos do inquérito consta que a desobediência dele foi fazer publicações favoráveis ao presidente Bolsonaro. Ele está preso no 25º Batalhão”, disse Major Diego em entrevista ao GP1.

O Major Diego ainda publicou um vídeo em suas redes sociais dando mais detalhes sobre a prisão.

O que diz o Regulamento Disciplinar

A prisão foi realizada com base no Regulamento Disciplinar do Exército Brasileiro, publicado por meio do Decreto Nº 4.346/2002, que proíbe militares da ativa de se manifestar politicamente. O Regulamento elenca as transgressões passíveis de punição administrativa, são elas: “tomar parte, em área militar ou sob jurisdição militar, em discussão a respeito de assuntos de natureza político-partidária ou religiosa; manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de natureza político-partidária; tomar parte, fardado, em manifestações de natureza político-partidária; discutir ou provocar discussão, por qualquer veículo de comunicação, sobre assuntos políticos ou militares, exceto se devidamente autorizado”, consta no decreto.

Outro lado

Nenhum representante do 25º BC foi localizado pelo GP1 para comentar o caso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2022 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.