Fechar
GP1

Teresina - Piauí

“Epidemia de violência”, diz major Diego sobre segurança pública no Piauí

O major citou dados da SSP-PI, que mostram que o Piauí teve quase 800 homicídios no ano passado.

O pré-candidato ao Governo do Piauí pelo Partido Liberal, major Diego Melo, em conversa com o GP1 nesta segunda-feira (06), classificou a falta de segurança que atinge Teresina e o restante do Piauí, como “epidemia de violência”. Em menos de 24h, a Capital teve três pessoas assassinadas.

O oficial da Polícia Militar destacou que o Piauí sofre com uma piora significativa no combate a violência, desde o ano de 2019 e ainda citou dados do ano passado, quando o estado atingiu o total de 786 mortes violentas, conforme os dados públicos da Secretaria de Segurança Pública.

Foto: Lucas Dias/GP1Major Diego
Major Diego

“É um caos de insegurança instalado, nós podemos tipificar como a epidemia de violência que vivemos no Piauí e que tem piorado a cada ano nos últimos anos. Em 2019, com o presidente Bolsonaro, o resto do Brasil começou a diminuir os índices de violência, mas no Piauí as coisas continuaram piorando e é lamentável isso, nós tivemos praticamente 800 piauienses vítimas de assassinatos, vítimas de mortes violenta [2021], é um total descontrole no nosso estado”, declarou.

Ainda de acordo com o major Diego Melo, a crise na situação da segurança pública também corresponde ao domínio de facções e falta de valorização no âmbito das forças policiais, como infraestrutura, armamentos, investimentos e valorização profissional.

“As facções criminosas são um poder paralelo, controlando muitos lugares, inclusive aqui em Teresina. Isso, nós entendemos que está tudo errado, falta efetivo, falta valorização, falta infraestrutura, armamento, comunicação, falta estratégia, metas claras, falta transparência do poder público. Falta uma dedicação maior, é grave a situação, então é preciso uma repactuação da sociedade para investimentos, valorização e estratégias eficientes para reorganizar o Piauí e trazer a paz e tranquilidade”, reforçou.

Três homicídios em 24h

Em menos de 24h, Teresina sofreu com três homicídios. Ontem, por volta de 23h, duas pessoas identificadas como Wanderson Silva Torres e Francisco Wellington dos Santos Lima foram executadas por duas pessoas encapuzadas, que invadiram uma casa de shows e executaram as vítimas, que estava sentadas em uma mesa. O caso foi registrado no bairro Poti Velho, zona norte de Teresina.

Já nas primeiras horas desta segunda-feira (06), um jovem de 27 anos, identificado como Márcio Lázaro da Silva, foi executado a tiros na Vila Santo Afonso, região do bairro Matadouro, zona norte de Teresina. Ambos os casos seguem em investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.