Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Atletas da UFPI podem não ir aos Jogos Universitários Brasileiros

Após dois meses de protocolar o pedido de transporte, grupo de 80 atletas recebeu a negativa da UFPI.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) sempre movimentam uma série de atletas das Instituições de Ensino Superior há 69 anos e, em 2022 não seria diferente. Ainda em junho, um grupo formado por estudantes-atletas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) solicitou ônibus junto à instituição para deslocamento até Brasília entre os dias 18 e 25 de setembro. A resposta da reitoria veio nesta sexta-feira (19) e a negativa por parte da administração superior pode frustrar as expectativas de mais de 80 atletas.

A solicitação do ônibus foi feita pelos alunos há pouco mais de um mês e a universidade havia sinalizado de forma positiva para a liberação. Com as taxas estaduais e nacionais dos jogos já pagas, os alunos-atletas foram à prefeitura universitária saber mais detalhes e foram pegos de surpresa com a negativa. A resposta: cortes de gastos no orçamento.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Atletas e estudantes da UFPI
Atletas e estudantes da UFPI

Anna Joana, técnica da equipe feminina de vôlei falou sobre a dificuldade enfrentada pelos alunos. O sentimento narrado pela treinadora é de frustação.

“Nós já tentamos o transporte em anos anteriores e foi favorável e, infelizmente, este ano, eles nos deram um parecer negativo devido aos cortes que vem acontecendo desde o ano passado. Com a corte de verbas, acabou caindo sobre nós”, disse Anna ao GP1 Esporte. A ex-atleta completou. “Eu não sei de fato nem descrever essa frustação porque eu sou ex-atleta, já representei essa instituição durante anos e não é só o nome da UFPI que vai e sim o que representa você ser atleta universitário, trabalhar, estudar, participar de iniciação científica. Dedicar seu tempo e fim de semana e não ter retorno. É um nó na garganta que a gente tem a vontade de gritar ‘ajudem’”, declarou a treinadora.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Anna Joana, ex-atleta técnica de vôlei
Anna Joana, ex-atleta técnica de vôlei

Atletas do vôlei, futsal e basquete (feminino), nos esportes coletivos, além de atletismo, judô, badminton, natação e tênis de mesa estariam no páreo. O alunado se reuniu com a prefeitura universitária e após a negativa, buscou diálogo com a reitoria, mas não foram atendidos devido a agenda da administração superior da UFPI.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.