Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS alerta que pode faltar soro nas unidades de saúde de Teresina

Fundação informou que não possui mais estoque e que foram distribuídos os últimos frascos de soro.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou nesta terça-feira (09) que as unidades de saúde de Teresina podem ficar sem soros fisiológico, glicosado e ringer lactato, pois os produtos estão em falta em todo o país, e o município não possui mais estoque.

De acordo com a FMS, a escassez dos soros se dá pela falta de matéria prima para as embalagens dos produtos. A FMS explicou que já fez várias reuniões com o Ministério da Saúde, onde foi sugerida a importação do produto, mas até o momento não houve definição para resolver a situação.

A FMS ressaltou que estão em uso os últimos frascos de soro que foram distribuídos nas unidades de saúde.

Desabastecimento

Ainda segundo a FMS, o Brasil passa por uma fase de desabastecimento de medicamentos em diversas regiões. A escassez tem afetado farmácias e hospitais na maioria das cidades do país.

No mês de junho a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encaminhou ao Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos do Ministério da Economia uma relação com 20 medicamentos com risco de desabastecimento no mercado.

O Ministério da Saúde atribui o desabastecimento a diferentes fatores, como o lockdown na China e na Índia, a guerra na Ucrânia, o aumento no custo de produção desses medicamentos e a escassez de matéria-prima.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.