Fechar
GP1

Ipiranga do Piauí - Piauí

Ministério Público denuncia prefeito de Ipiranga do Piauí e pede anulação de seletivo

A ação civil pública foi ajuizada pelo promotor de Justiça Jessé Mineiro no dia 17 de junho.

O Ministério Público do Estado do Piauí ingressou com ação civil pública contra o Município de Ipiranga do Piauí, gerido pelo prefeito Elvis Ramos (PT), pedindo anulação do processo seletivo realizado pela prefeitura para contratação temporária de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). A ação foi ajuizada pelo promotor de Justiça Jessé Mineiro de Abreu no dia 17 de junho.

O representante ministerial questiona a legalidade da cláusula do edital que exigia que os candidatos, para concorreram ao cargo, residissem na cidade há, pelo menos, seis meses.

Foto: Reprodução/InstagramPrefeito Elvis Ramos
Prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos

Na ação, o promotor argumenta que a legislação federal prevê que, para os Agentes Comunitários de Saúde, a exigência legal limita-se à residência na área da comunidade a partir da data da publicação do edital. Já para os Agentes de Combate às Endemias, não há exigência legal de residência como condição de ingresso.

Antes de acionar a Justiça, o promotor expediu recomendação à prefeitura, contudo, a administração municipal não promoveu a necessária retificação do edital, alegando que o período de inscrição já se encontrava encerrado.

“Diante desse quadro, resta configurada a necessidade de tutela jurisdicional para declarar a nulidade do certame e compelir a Administração à estrita observância da legislação de regência, como forma de restaurar a higidez do processo seletivo e resguardar o interesse público”, destacou o promotor Jessé Mineiro.

O representante do Ministério Público requereu, portanto, a concessão de liminar suspendendo todos os efeitos do processo seletivo, inclusive eventual homologação de resultados e contratações, até decisão final da ação.

Outro lado

O prefeito de Ipiranga do Piauí não foi localizado para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.