Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Piauí lidera ranking nacional de população católica, aponta IBGE

Teresina se destaca no cenário nacional: com 70,18% dos habitantes se identificando como católicos.

O estado do Piauí tem o maior percentual de católicos do Brasil, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (06). A pesquisa faz parte do Censo 2022 e mostra que mais de 2,18 milhões de piauienses se declararam seguidores da fé católica.

A capital Teresina também se destaca no cenário nacional: com 70,18% dos habitantes se identificando como católicos, é a capital brasileira com maior proporção de fiéis dessa religião, mesmo com uma leve redução em relação ao último levantamento, feito em 2010, quando o índice era de 79,45%.

Foto: Lucas Dias/GP1Missa na Igreja do Amparo
Missa na Igreja do Amparo em Teresina

Além da predominância na capital, o interior do estado mostra uma concentração ainda maior. Municípios como Bocaina, São Luís do Piauí, Jurema e Bela Vista do Piauí registraram os maiores percentuais, com destaque para Bocaina, onde 94,24% da população é católica, sendo o município mais católico do estado e o 31º do país nesse quesito.

O levantamento também revela a diversidade religiosa entre os piauienses. Após os católicos, os evangélicos aparecem em segundo lugar, com cerca de 440 mil seguidores. Em seguida estão as pessoas que seguem outras religiões (51,5 mil), os umbandistas e candomblecistas (12,2 mil), os espíritas (10,3 mil) e 121 pessoas que seguem tradições indígenas.

Já 121,6 mil pessoas declararam não seguir nenhuma religião, enquanto cerca de 2 mil preferiram não informar, e outras 294 pessoas disseram não saber responder à pergunta.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.