Os aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) deram mais um passo rumo a tão sonhada carreira. A corporação realizou, na manhã deste sábado (02), a solenidade de recepção dos 200 candidatos aprovados no concurso público para o Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares. Na ocasião, foram dadas orientações sobre a matrícula e o cronograma do curso preparatório.

Segundo o comandante do CBMEPI, coronel José Rego, essa é uma oportunidade de dar as boas-vindas aos aprovados no certame, que agora enfrentarão um novo desafio antes de ingressarem oficialmente na corporação. “Essa primeira aula é uma recepção para os aprovados. Na data de hoje, estamos fazendo a recepção dos 200 primeiros aprovados do concurso público para o Corpo de Bombeiros. A partir dessa recepção eles farão a matrícula, e no início de janeiro iniciaremos o Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares. Eles irão aprender a parte técnica, operacional, direito básico, e uma série de outros assuntos importantes para a carreira”, destacou o comandante.

Da mesma forma, o mais novo aluno do curso, Anderson da Costa e Silva, conta que as etapas que antecederam o início do curso foram recheadas de desafios e felicidade, tanto pela preparação para o concurso, como pela aprovação, e por isso espera colher bons frutos durante o curso. “A preparação [para o concurso] foi feita com uma dedicação muito grande para os estudos e depois a aprovação, que trouxe uma felicidade enorme. Agora, na iminência de começar o curso de formação a gente fica bastante animado e feliz com a oportunidade que está sendo oferecida para a gente”, afirmou o futuro soldado bombeiro Militar.

Empenho do Estado

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou ao GP1 que o Governo do Estado está empenhado em instaurar novas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), especialmente nas regiões que mais urgem por atenção. Para ele, o início do Curso de Formação advém de um processo elaborado e eficiente, que pretende suprir as necessidades da população.

“O concurso transcorreu sem maiores incidentes, foi muito bem organizado pela Nucepe e pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), também acompanhado, gostaria de fazer um destaque, à Procuradoria Geral do Estado, que acompanhou todas as demandas judiciais. Eles estão dentro de um contexto maior que é a reestruturação das forças. Há uma pretensão por parte do governo de interiorizar as ações dos Bombeiros, especialmente no extremo Sul, abrir novas unidades. E essas unidades carecem de efetivo, então esse concurso irá suprir essa necessidade”, destacou o secretário.