O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI), lançou o Programa Moderniza Seduc, ocasião em que também entregou a reforma e ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professora Júlia Nunes Alves, no bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina.

Acompanhado do secretário de Educação, Washington Bandeira, o governador explicou que o programa vai aprimorar e modernizar a estrutura das escolas para gerar condições adequadas de aprendizagem aos alunos. Ainda de acordo com Rafael, o Moderniza Seduc tem como eixos a climatização nas escolas, Caravana Acelera e Minha Escola Integral.

“Todas as escolas públicas estaduais do Piauí terão esse padrão do CETI Júlia Nunes, uma escola que tem climatização em todas as salas de aula, que tem quadra poliesportiva coberta, laboratório de informática com internet de alta qualidade, laboratório de ciência com as atividades práticas, uma ampla biblioteca com muitos livros, e também computadores para os livros digitais. Além de refeitório e tudo com modelo pedagógico de escola de tempo integral, ainda tem dentro da grade curricular o ensino profissional e técnico nas áreas mais promissoras”, disse o governador.

Washington Bandeira também explicou que a meta é, até o final da gestão de Rafael Fonteles, ampliar e modernizar a climatização de todas as escolas públicas do Piauí. "Estamos entregando uma escola de tempo integral, com ensino profissional e para isso a gente precisou fazer as intervenções estruturais. Portanto, além da reforma e ampliação, modernização e climatização do CETI Júlia Nunes, também lançamos o Programa Moderniza Seduc, que é justamente isso, modernizar a climatização de todas as nossas escolas até o final da gestão do governador Rafael Fonteles. Vamos entregar todo o mobiliário, novos equipamentos e também acelerar as obras até que todas as escolas fiquem com um modelo adequado de uma escola de tempo integral", disse o secretário de Educação.

Ana Vitória, aluna do 2º ano do ensino médio na instituição e integrante do grêmio estudantil, falou em nome do corpo de alunos, contando a esperança que deposita na educação, para transformar a sua vida. "Essa data é muito importante com essa entrega de um novo e moderno Centro de Ensino em Tempo Integral. Agradeço em nome de todos os alunos por essa maravilhosa obra, que elevará nossa escola a um patamar de referência na região e agradeço por tudo o que o CETI Júlia Nunes tem feito por nós. Oriunda de família humilde e sem muitas posses cheguei aqui com a força e a determinação necessárias para superar as adversidades, para tornar-me uma mulher vencedora. Só me faltava um instrumento e oportunidade, e isso me chegou com a minha entrada nesse CETI, essa escola que me fez ver a vida de um modo muito mais positivo", declarou Ana Vitória, em um discurso que emocionou os presentes na solenidade.

Melhorias

Os mais de 300 alunos do CETI do bairro Itararé vão contar com uma quadra poliesportiva mais ampla, coberta e com vestiários e banheiros, além de laboratório de ciência, laboratório de informática, biblioteca, 12 salas de aula, refeitório climatizado, estacionamento, cozinha e subestação. A escola vai receber 420 Conjuntos Aluno (mesa e cadeira), 26 Chromebook, 26 splits, quadro acrílico, entre outros novos materiais e equipamentos. O investimento total foi de R$ 2.406.457,66.

O centro educacional conta com turmas do 6º ao 9º ano no Ensino Fundamental e da 1ª até a 3ª série do Ensino Médio e oferta o curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, concomitante ao Ensino Médio. O CETI Professora Júlia Nunes Alves é uma escola vinculada à 21ª Gerência Regional de Educação (GRE) e atua em regime de Tempo Integral desde o ano de 2013.