O Desfile Cívico do 7 de Setembro em Teresina reuniu diversas autoridades e mais de 30 mil pessoas na manhã desta quinta-feira (07), na Avenida Marechal Castelo Branco, conforme estimativa da Polícia Militar do Piauí. O ato é realizado em todo o Brasil e comemora os 201 anos da Independência do país.

Entre os presentes estavam o governador do Estado, Rafael Fonteles, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida, o comandante da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, e o deputado estadual Fábio Novo, além de diversas autoridades militares.

Rafael Fonteles (PT) destacou a importância da comemoração da Independência do país como um ato de amor e união no Brasil. Ele ainda pontuou que a data traz a reflexão pela garantia dos direitos fundamentais ao povo brasileiro.

“Estou muito feliz de estar como governador pela primeira vez celebrando o 7 de Setembro. Cada um de nós, como brasileiros e brasileiras, temos que ter orgulho na nação que formamos, do povo que somos, e claro, com a consciência de que temos que construir novas independências ao longo do tempo, especialmente a redução das desigualdades, a garantia de direitos para muitos que ainda são excluídos de vários direitos fundamentais, como o acesso à alimentação, moradia digna, água e trabalho digno. Então é momento também de reflexão, celebrar o nosso país, o povo que somos, apontar o futuro para novas conquistas que o povo precisa e merece”, declarou o gestor.

Forças de Segurança

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, o esquema de segurança, com mais de mil agentes de segurança, está preparado para garantir a tranquilidade dos teresinenses presentes no desfile.

“Nós realizamos todo um planejamento organizacional para que haja segurança e as famílias venham para o evento sem nenhum transtorno. Ao todo são mais de 1.000 policiais aqui hoje, o que não interfere no serviço diário de proteção da cidade. É um momento de celebrar a independência do nosso país e rememorar os heróis da pátria e aqueles que estão na ativa diariamente para nos dar segurança”, destacou o comandante-geral.

Assim como para o coronel Sá Júnior, a data de hoje é um momento de celebrar a Pátria. “Hoje será a coroação do nosso trabalho, que está sendo realizado ao longo desses 30 dias, em homenagem à Independência do Brasil. O sete de setembro de 2023 vai ser de entusiasmo e dinamismo, pois isso é o que precisamos. O estado do Piauí é referência para todo o Brasil e isso é motivo de muito orgulho. Quero bater o recorde, ultrapassar o público de 30 mil pessoas”, disse o oficial.

População

Os espectadores do evento também compõem a comemoração, pois a democracia e união de um povo é uma das pautas tratadas neste dia. Andréia Sena, que vai anualmente acompanhar os desfiles do Dia da Independência, disse que teve uma surpresa positiva com a organização do desfile. “Eu venho desde criança e todo ano nos alegramos por ver as escolas desfilando. É um evento muito bonito que celebra a independência. Hoje eu vejo que está mais organizado, não tem tanto tempo de espera entre uma escola e outra. Gostei demais”, comentou.