O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (26), da solenidade alusiva ao 55º aniversário do Gabinete Militar da Governadoria (Gamil). O evento aconteceu, no Auditório Tupperware, centro de Teresina.

Para Rafael Fonteles, o momento é de celebração pela história que o gabinete tem. “O Gabinete Militar tem o papel de garantir essa segurança e tranquilidade para que o representante eleito pelo povo possa tomar as centenas de decisões que toma todo dia em um ambiente mais favorável”, afirmou.

“Eu agradeço a todos que fizeram e que fazem o Gabinete Militar ser uma instituição que tem buscado cada vez mais se aperfeiçoar, se profissionalizar para garantir essa missão que fortalece o estado democrático de direito”, completou o governador.

Chefe do Gamil

O major João Ricardo, chefe do Gabinete Militar da Governadoria, celebrou os 55 anos e falou da responsabilidade de comandar o Gamil. “Para nós é uma grande satisfação completar esses 55 anos com a presença dos nosso ex-chefes do Gabinete Militar, que nos antecederam. Essa não é uma missão fácil, mas que nos orgulha muito, graças aos nossos antecessores pudemos chegar aqui aos 55 anos. Agradecer também aos nossos familiares porque muitas vezes passamos a maior parte do tempo no serviço e a nossa segunda família e a nossa segunda casa é o Gabinete Militar”, pontuou.

“A gente só tem a agradecer também ao nosso governador, que depositou essa confiança em nós, de fazer a segurança dele e da família. Essa é uma missão constitucional. Agradecer também a todos que compõem o Gabinete Militar”, completou major João Ricardo.

O major João Ricardo também falou da importância de buscar capacitações para garantir a excelência no trabalho. “O nível de exigência, principalmente, dos órgãos que compõe a governadoria, nós ajuda a sair da zona de conforto e sempre buscar o melhor. A gente vai atrás de técnica, capacitações, a gente já enviou efetivo nosso para fazer cursos com outras casas militares e gabinetes militares, que tem a expertise elevada nessa situação de segurança de autoridades”, concluiu.

História do Gabinete Militar da Governadoria

No dia 2 de janeiro de 1969, foi promulgada a Lei Delegada nº 02, que instituiu o Gabinete Militar da Governadoria do Estado do Piauí, inicialmente denominado “Casa Militar”. O primeiro Chefe do órgão foi o coronel Clemente de Flores.

Outro marco significativo foi a Lei Delegada nº 84, de 31 de outubro de 1972, que reorganizou a instituição, conferindo-lhe o nome de Gabinete Militar do Governador. Após sucessivas alterações legislativas, o Gabinete Militar da Governaria recebe sua denominação definitiva, sendo regulado atualmente pela lei nº 7.884, de 08 de dezembro de 2022, desempenhado funções de primeira ordem na segurança institucional.

Suas responsabilidades abrangem o planejamento, coordenação e execução das atividades de segurança pessoal, tanto do governador quanto da sede do Poder Executivo Estadual. Além disso, evidencia-se por sua atuação na assessoria direta em assuntos militares e de segurança pública.