O governador Rafael Fonteles (PT-PI) assinou, nesta quarta-feira (21), a ordem de serviço para reforma e ampliação do Instituto de Identificação Félix Pacheco na cidade de Teresina. As obras de reforma e ampliação do instituto têm orçamento no valor de R$ 3.432.595,06, contemplando uma área total de 2.043,30m².

Rafael disse que no novo projeto, o instituto passará a contar com 10 novos kits de emissão, que serão capazes de atender aproximadamente 500 pessoas diariamente de forma simultânea, trazendo mais velocidade e otimizando o processo de emissão de carteiras de identidade.

"Essa obra materializa uma ideia que nós temos trabalhado muito, que é da integração da segurança pública do Estado com outros órgãos que fazem a política social do Piauí. A política de segurança vai ser mais eficiente se voltasse para prevenção e para esse aspecto social. Portanto, aqui temos um novo prédio, tanto do instituto Félix Pacheco, que faz parte desse acesso a cidadania como o primeiro passo. Vamos ter isso registrado e atualizado em padrão digital com biometria”, disse o governador.

Rafael Fonteles falou ainda que o Piauí já emitiu mais de 500 mil carteiras nos últimos meses e que a meta é chagar a 600 mil. “O Piauí já referência nacional em emissão de carteiras nesse novo padrão. Foram mais de 500 mil carteiras feitas nos últimos anos e esse ano a meta é fazer mais de 600 mil, chegando quase 40% da população. Vai ser um HUB central dessas agências que estão espalhadas no Piauí inteiro. Só hoje tem 57 pontos de coletas, 12 na Capital e a ideia é tornar esse por isso mais próximo do povo em cada cidade e em cada bairro das grandes cidades", explicou o governador.

As melhorias

Com a reforma, o prédio passará a contar com salas destinadas à Gerência de Ação Social, Gerência de Tecnologia da Informação, Gerência de Identificação e Gerência Administrativa. A revitalização também incluirá a construção de um auditório com capacidade para 60 pessoas, espaço para exposições de arte, área de convivência, guarita para vigilância e copa.

O Instituto Félix Pacheco, órgão ligado à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), atua como emissor de documentos de caráter civil, documento de identidade (RG), certidão de profissão declarada, certificados digitais e outros, além de desenvolver estudos e pesquisas para aperfeiçoamento de processos de identificação civil humana.