O Piauí registrou uma queda significativa na violência em 2023, com uma redução de mais de 10% no número de mortes violentas em comparação com o ano anterior, de acordo com o Monitor da Violência. O estado registrou 711 casos em 2023, em comparação com 790 em 2022. Além disso, houve uma redução de 20% no número de latrocínios.

Esses dados foram divulgados nesta terça-feira (12) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP). O Piauí conseguiu interromper a tendência de alta que vinha desde 2020, quando registrou taxas históricas de mortes violentas intencionais.

A Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Piauí destacou que o trabalho de monitoramento continua sendo realizado e que a tendência de redução deve se prolongar durante todo este ano.

No entanto, nem todos os estados seguiram a mesma tendência. Cinco estados da federação tiveram um aumento nas mortes em 2023: Maranhão (1,8%), Pernambuco (5,5%), Minas Gerais (3,7%), Amapá (49%) e Rio de Janeiro (7,4%). O Ceará apresentou estabilidade e as maiores reduções foram registradas em Rondônia (-14%), Tocantins (-19%) e Sergipe (-22%).