O ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esteve no hotel Gran Hotel Arrey, zona leste de Teresina, para participar do Encontro Regional do Agroamigo, nesta sexta-feira (26). O objetivo do evento, que é uma iniciativa do Banco do Nordeste (BNB), é promover cada vez mais financiamento para empreendedores rurais.

“Hoje, o Banco do Nordeste, que é um grande parceiro do Brasil e do Piauí, conta com um time que vai fortalecer cada vez mais essa política de financiar, e no caso daqui, o Agroamigo. Queremos dar a mão para que o empreendedor rural possa crescer. De um lado, é produção de alimentos, do outro, é tirar a pessoa da pobreza.

Ainda de acordo com Wellington Dias, a perspectiva é de que se alcance investimentos na ordem de R$ 8 bilhões com a iniciativa. “O Piauí e toda a região nordeste tem uma perspectiva de alcançar R$ 8 bilhões de investimento, então esse dinheiro, quando circula na economia, faz diferença”, ressaltou o ministro do MDS.

O programa

O Agroamigo, também chamado pelo BNB de Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, busca melhorar o perfil social e econômico das famílias do campo. Por meio de seus agentes de microcrédito, atende a milhares de agricultores e agricultoras familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).