O curta-metragem piauiense Caldeirão foi premiado na 21ª edição do festival Panorama Internacional Coisa de Cinema, realizado em Salvador (BA), entre os dias 25 de março e 1º de abril. A obra conquistou o prêmio de Melhor Curta-Metragem pelo Júri das Associações.

Dirigido por Oliveira Júnior, Milena Rocha e Weslley Oliveira, da Cocais Filmes , a película aborda questões como memória, território e imaginário a partir do Açude Caldeirão, localizado em Piripiri. O curta se desenvolve a partir de uma linguagem híbrida, que transita entre o documentário e a fabulação.

Foto: Divulgação/Cocais Filmes
Cena do curta 'Caldeirão'

A obra articula narrativas orais, camadas históricas e elementos fantásticos, propondo uma abordagem sensorial e simbólica do território.

Sobre o festival

Reconhecido como um dos festivais de cinema mais relevantes do país, o Panorama reuniu, neste ano, uma ampla programação de curtas e longas-metragens brasileiros e internacionais, promovendo exibições, debates e atividades formativas.

O Júri das Associações da Competitiva Nacional é composto por três entidades representativas do setor audiovisual brasileiro: a Associação de Autores Roteiristas da Bahia, a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro e a Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro (API).

Sem anúncio no momento