Fechar
GP1

Piauí

Padre Walmir atrasa salário dos servidores da Educação

Contratos foram assinados no último dia 3 de agosto, mas até está quarta-feira, 9 de setembro, o pagamento referente ao mês trabalhado ainda não havia sido efetuado.

Mantendo a rotina de quando ainda era o titular da pasta, o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), atrasou mais uma vez o pagamento do salário dos servidores contratados da Secretaria Municipal da Educação. O segundo semestre letivo teve início no dia 3 de agosto, mas até esta quarta-feira, 9 de setembro, apenas os efetivos haviam recebido pagamento.
Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Walmir ainda não efetuou pagamento dos contratados da Educação(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Walmir ainda não efetuou pagamento dos contratados da Educação
Os contratos entre a Secretaria Municipal da Educação e os prestadores de serviços foram assinados no final do mês passado, mas com data retroativa ao dia 3 de agosto, quando do reinício do ano letivo. Passados 36 dias da assinatura dos contratos, esses servidores ainda não receberam o pagamento.

Como no período de férias escolares os servidores contratados não têm direito a salário, a última vez que esses trabalhadores receberam pagamento foi em junho. Por conta disso, muitos deles enfrentam problemas financeiros e cobram do gestor uma solução imediata para o impasse.

Uma professora que pediu sigilo do nome com medo de represálias disse que a categoria está apreensiva. Segundo ela, por conta dessa situação, muitos já admitem abandonar o trabalho caso a administração municipal não estabeleça uma data certa para o pagamento do salário dos contratados.
    
Imagem: José Maria Barros/GP1Sede da Secretaria Municipal da Educação(Imagem:José Maria Barros/GP1)Sede da Secretaria Municipal da Educação
O não pagamento do salário referente ao mês de agosto atinge várias categorias de servidores contratados a título de serviço prestado. Dentre as quais professores, que são a maioria, merendeiras, zeladoras e vigias.

Atrasados do ano passado


Além do mês de agosto deste ano, esses trabalhadores também não receberam os salários referentes aos meses de outubro e novembro do ano passado. Na época, o secretário municipal da Educação era o então vice-prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT). Ele acabou assumindo o comando do município no dia 14 de junho deste ano, em razão da renúncia do prefeito Kléber Eulálio.
Imagem: José Maria Barros/GP1Secretária Municipal da Educação, Rosilene Monteiro(Imagem:José Maria Barros/GP1)Secretária Municipal da Educação, Rosilene Monteiro
Prestes a completar três meses à frente do Palácio Coelho Rodrigues, o Padre Walmir Lima ainda não estipulou uma data e nem a forma de pagamento dos dois meses de salários atrasados de 2014 dos contratados da Educação. A atual titular da pasta é a professora Maria Rosilene Monteiro Luz.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.