Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Movimento Vem Pra Rua fará protesto pela Lava Jato em Teresina

Em Teresina, a manifestação ocorrerá em frente à sede do Ministério Público Federal, na Avenida João XXIII.  

O movimento Vem Pra Rua em Teresina vai aderir ao protesto nacional no dia 04 de dezembro, em defesa da Lava Jato e contra o pacote anticorrupção aprovado pelos deputados, onde prevê pena para juízes e membros do Ministério Público no caso de abuso de autoridade. Em Teresina, a manifestação ocorrerá em frente à sede do Ministério Público Federal, na Avenida João XXIII.  

A líder do movimento em Teresina, Adriana Sousa afirmou que o protesto se inicia às 16h. “Vamos nos reunir às 16h, o Ministério Público já confirmou que vai apoiar o movimento e já mandamos convites para outras instituições. Lutamos pela aprovação das dez medidas anticorrupção, contra o foro privilegiado, em defesa da [operação] Lava Jato e pedindo o Fora Renan [Calheiros]”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Adriana SousaAdriana Sousa

Na madrugada da última quarta-feira (30), a Câmara dos Deputados aprovou por 450 votos a 1 e 3 abstenções o substitutivo da comissão especial ao projeto de lei com medidas contra a corrupção (PL 4850/16). Apenas duas das dez medidas propostas pelo Ministério Público foram aprovadas.

Entre as medidas do texto aprovado pelos deputados, está a tipificação do crime eleitoral de caixa dois, crime de venda de votos e o escalonamento de penas de acordo com os valores desviados. Em seguida foram aprovadas emendas como a punição a juízes e promotores que atuam com motivação político-partidária. A emenda foi vista como uma afronta ao poder Judiciário, sobre tudo às investigações da Operação Lava Jato, que indiciou dezenas de políticos entre deputados, senadores, empresários e ex-ministros.

As medidas aprovadas foram:

- Crime de caixa dois

- Penalidade para atos ilícitos de partidos políticos

- Crime de venda de voto

- Penalidade para juízes e magistrados por abuso de autoridade

- Acusação temerária

- Ação Popular

- Peculato, corrupção, que levem ao prejuízo igualou superior a R$ 10 mil será crime hediondo

- Abuso de preços em licitações

- CPIs poderão pedir quebra de sigilo bancário

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.