Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mulher é vítima de estelionatário em agência do BB em Teresina

Em entrevista ao GP1, o delegado Canabrava explicou que se trata de uma prática antiga e que deve aumentar nesse final de ano.

O delegado Ademar Canabrava, do 12º Distrito Policial, confirmou a realização de um golpe em uma agência bancária de Teresina neste sábado (17). Uma mulher foi vítima de um crime conhecido como "Troca de Cartão Bancário" na agência do Banco do Brasil, do bairro São Cristóvão, na zona leste de Teresina.

Em um áudio divulgado pelo Whatsapp, a vítima explicou que estava na agência bancária usando um dos caixas eletrônicos, quando o cartão ficou preso na máquina. Nesse momento havia um rapaz ao seu lado, que ela informou que estava muito bem vestido, e que tentou ajudá-la, ligando para o que seria a suposta Central de Atendimento do Banco do Brasil.

“A pessoa da outra linha perguntou se eu estava falando do meu celular e eu disse que não. Ela então pediu o número do meu celular, informando que iria me retornar, por segurança. Quando retornou, o número aparecia como desconhecido, mas achei que era procedimento do banco”, explicou a vítima através do aúdio.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Banco do Brasil Banco do Brasil

Na outra linha, a pessoa que se passava por uma atendente do Banco do Brasil pediu que ela saísse da agência e que passasse seus dados pessoais, inclusive a senha. No final, a atendente passou um número de protocolo e informou que o cartão estava bloqueado. Ela só percebeu que foi vítima de um golpe quando retornou para dentro da agência e encontrou uma mulher usando o mesmo caixa eletrônico em que ela estava.

“Eu perguntei se quando ela estava usando [o caixa eletrônico], não tinha um cartão enganchado. Ela disse que não, e aí eu caí em mim. Liguei para o atendimento eletrônico e quando eu digitei meus dados, descobri que tinham sacado R$ 5 mil da minha conta. Aí eu fiz o bloqueio. Vim ao 12º DP fazer o Boletim de Ocorrência e tinham três pessoas na minha frente, com a mesma situação. Um foi no Banco do Brasil da federal [UFPI], outro do Jóquei Clube e outro na zona norte, perto da praça do Marquês, mas a pessoa mora na zona leste e veio fazer aqui o boletim. Pela descrição é a mesma pessoa e o mesmo procedimento”, afirmou.

Em entrevista ao GP1 o delegado Canabrava explicou que se trata de uma prática antiga e que deve aumentar nesse final de ano. “Nós chamamos isso de Troca de Cartão. Isso é registrado praticamente todo final de semana. São essas quadrilhas já especializadas nisso. É um procedimento antigo e as pessoas não se conscientizam que não podem aceitar ajuda de estranhos no banco. Botam uma pessoa bem arrumada, que se disponibiliza em ligar para o banco. Isso é mentira, isso não existe, é só para pegar a senha, então as pessoas precisam ficar atentas. Eles pegam esses cartões e ficam fazendo trocas, repassam para outras pessoas, então é preciso ter cuidado. Agora com o natal, nesse final de ano, esses casos aumentam. No caso dessa mulher, o crime será investigado pelo 5º DP, responsável por aquela área”, afirmou o delegado.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Delegado CanabravaDelegado Canabrava
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.