Fechar
GP1

São Francisco de Assis do Piauí - Piauí

MPT resgata trabalhadores em semiescravidão no Piauí

O proprietário do terreno foi identificado e comprometeu-se a prestar depoimento.

O Ministério Público do Trabalho, em ação conjunta com Polícia Rodoviária Federal e o Ibama, resgatou 25 trabalhadores que se encontravam em condições análogas à escravidão em um ponto de extração de madeira no município de São Francisco de Assis do Piauí. A ação ocorreu na tarde desta quarta-feira (24). 

  • Foto: PRF/PIAção resgata trabalhadores em São Francisco de Assis do PiauíAção resgata trabalhadores em São Francisco de Assis do Piauí

De acordo com agentes da PRF que foram ao local, os trabalhadores não tinham alojamento adequado, banheiro com o mínimo de condições de higiene, ou local para realizar refeições. Alguns deles dormiam na mata e não possuíam nenhum direito trabalhista.
Os trabalhadores informaram aos agentes que precisavam pagar o valor de R $ 250,00 por semana, pelo aluguel dos motosserras que usavam para o trabalho, além de custear o combustível utilizado. No local, foram apreendidos 8 motosserras, sem documentos que regularizasse a utilização. 

  • Foto: PRF/PIAlojamento dos trabalhadoresAlojamento dos trabalhadores

O Ministério Público determinou a interrupção imediata das atividades e a retirada dos trabalhadores do local. O proprietário do terreno foi identificado e comprometeu-se a comparecer à Sede da PRF em Floriano, onde prestará esclarecimentos ao membro do MPT. Todas as providências relacionadas à garantia dos direitos dos trabalhadores serão tomadas pelo MPT, inclusive garantindo o recebimento das indenizações  e benefícios não pagos.

  • Foto: PRF/PIUm dos trabalhadores resgatadosUm dos trabalhadores resgatados

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.